Tudo que você precisa saber e-mail marketing

Quer aprender tudo sobre email marketing para iniciantes?

Você está na página certa, pois essa estratégia de marketing digital, muito utilizada no e-commerce, tem sido muito utilizada por empresas de todos os segmentos — e tem apresentado bons resultados.

Isso porque ele inicia e mantém o relacionamento com a sua persona para que haja uma conversão em vendas ou mesmo comunicação mais próxima entre cliente e empresa.

Continue lendo para entender tudo sobre email marketing e colocar essa estratégia em prática no seu negócio.

 

Baixe esta postagem digitando seu e-mail abaixo

O que é marketing por e-mail?

Email marketing é uma estratégia de envio de emails com fins promocionais, transacionais, informativos, de boas-vindas ou especiais que as empresas enviam aos seus clientes ou leads.

Vamos analisar cada um desses tipos:

Promocional

Comunica uma oferta, promoção ou lançamento de um produto ou serviço.

Transacional

Informa o status de uma transação realizada pelo cliente, por exemplo: confirmação de compra, destino da mercadoria, alteração de senha, cadastro, etc.

Informativo

Envia informações sobre novidades e atualizações relevantes sobre a empresa, novos artigos que surgiram no blog, novidades e convites. Neste caso, é conhecido como boletim informativo.

Bem-vindo

O usuário recebe um e-mail de boas-vindas para entrar em contato com a empresa e se cadastrar. É o início do relacionamento.

Especial

Enviado em datas especiais para parabenizar o lead ou cliente, informar uma conquista de negócio, etc.

Fundamentos do marketing por e-mail

Essa estratégia não consiste apenas em enviar e-mails sem um objetivo comercial por trás.

Seu processo é complexo e requer estudo e testes para obter os melhores resultados.

Um dos princípios é que você atue em prol dos usuários que deixaram seu e-mail em um formulário, seja em uma landing page ou em um site.

Veja outros fundamentos abaixo:

Mantenha os leads engajados

O email marketing deve ser enviado periodicamente.

Considere que a partir do momento em que o usuário deixa seu contato, ele tem interesse em receber informações sobre a empresa, produtos ou serviços, promoções, etc.

Portanto, esse relacionamento precisa ser nutridopara que sua empresa ofereça as soluções necessárias para que haja mais compras.

Promova o conteúdo do blog
No marketing digital também pode ser utilizado conteúdo de blog, com artigos, vídeos, infográficos, áudios, e-books, etc.

Assim, todos os dias, por exemplo, você pode enviar uma newsletter para sua lista de e-mail falando sobre as novidades que apareceram na página.

Dessa forma, você obterá mais visitas, melhorando a visibilidade do algoritmo do mecanismo de busca.

Nutrir e educar

Outra estratégia interessante é o inbound marketing para nutrir leads.

É um processo em que o público é educado para receber e-mails sobre o negócio e suas soluções, criando um relacionamento forte.

Portanto, as mensagens são personalizadas para que os usuários se sintam únicos.

Venda mais

Todo trabalho de email marketing visa aumentar as vendas.

Por isso, nos formulários, procure coletar informações importantes para o seu negócio. Isso ajudará a enviar o e-mail que ele precisa no momento certo, ou seja, no momento em que ele estiver aberto e interessado em recebê-lo.

Por que usar essa estratégia para vendas?

Devido ao avanço das redes sociais, muitas pessoas acreditam que os e-mails se tornaram obsoletos, mas isso não é verdade.

Pelo contrário, de acordo com estimativas do Estudo enraizado, até o final de 2024, o número de usuários de email deverá ultrapassar 4,4 bilhões. O montante enviado poderá ultrapassar os 361 mil milhões.

Os números mostram que a estratégia de email marketing é essencial para as empresas.

Faixa

Todo mundo tem e-mail – existem mais de 4 bilhões de contas ativas, segundo statista.com.

Na caixa de entrada, as pessoas armazenam partes de sua rotina, como cadastros de páginas, senhas, informações de compras, endereços de e-mail, entre outros.

É um sistema que faz parte da vida moderna.

Previsibilidade

Quando você posta algo nas redes sociais, você não sabe se todos os seus seguidores receberam.

Com o email marketing é o contrário, pois você pode ter previsibilidade em suas ações.

Por exemplo, se você enviar 200 mensagens para seus clientes ou leads, saberá que eles chegaram ao destino. Você pode até ver o número de e-mails que foram abertos.

Flexibilidade

No email marketing, você pode incluir textos com informações relevantes, ou ainda textos de boas-vindas, imagens, links de vídeos ou gifs.

A estratégia possibilita o formato que você deseja, desde que tudo siga as melhores práticas desta ação.

Retorno financeiro

Até a estratégia de email marketing para iniciantes traz um bom retorno financeiro.

Saiba que este tende a ser o canal com o maior conversão e com baixo investimento inicial, portanto, é possível gerar um alto volume de receitas.

Como planejar uma campanha de email marketing? 7 dicas para iniciantes!

Com esse método você fortalecerá seu relacionamento com clientes atuais e futuros. Além disso, você converterá seus disparos em vendas e, consequentemente, obterá maiores lucros.

Veja como planejar uma campanha seguindo nossas 7 diretrizes.

1. Crie uma lista de e-mails

Inicialmente, uma recomendação muito importante: nunca compre mailing.

Seguindo a regulamentação do Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)todos os destinatários de e-mail devem ter dado consentimento para receber campanhas em sua caixa de entrada.

Por isso, invista em estratégias para captar e-mails de quem visita sua página, ou seja, de forma orgânica.

Depois disso, faça o seu carinho para criar um vínculo com seus leads ou clientes. Isso aumentará as chances de ter mais vendas.

Para fazer com que a pessoa deixe seu e-mail, ofereça materiais ricos, como e-books, infográficos, planilhas, questionários e outros.

Além disso, crie formulários, postagens em blogs, newsletters, ofertas, descontos e serviços em troca de registro.

2. Escolha uma ferramenta adequada

Procure uma ferramenta de automação de marketing para ajudar a segmentar e acionar mensagens.

Ele informará os e-mails que foram devolvidos, o número de pessoas que os abriram e visualizaram e o volume de conversão.

3. Defina uma estratégia de comunicação

Segmente por leads, produtos e serviços, objetivos e idade, entre outros. Dessa forma, você saberá como se comunicar com eles.

Por exemplo, se você faz um e-book sobre cuidados com a beleza e o lead converte para baixá-lo, é pouco provável que ele se interesse por um tema que não tenha relação com aquele assunto.

Portanto, crie artigos semelhantes ao tema, determine a frequência de entrega e automatize o processo para que o cliente adquira o que sua empresa está vendendo.

4. Crie um modelo

Diversas ferramentas de email marketing oferecem modelos prontos para que você escolha o que melhor se adapta ao seu negócio.

Por isso, crie textos objetivos, com gatilhos mentais que chamem a atenção, além de imagens e links para atrair pessoas.

5. Escreva com foco em conversões

Como dito, os textos precisam ser bem escritos e voltados para a conversão. Portanto, ofereça benefícios aos seus leads e clientes.

Comece com títulos atraentes, no imperativo, para fazer as pessoas quererem abrir. Deve ter de 6 a 11 palavras e abordar a dor do leitor.

Além disso, faça uma boa introdução e, no desenvolvimento, conte uma história, finalize com as vantagens e um Call to Action (CTA).

6. Atire

Quando tudo estiver pronto, revise e teste seu e-mail primeiro. Depois disso, envie para sua lista de email marketing.

Analise a frequência e os horários para não lotar a caixa de entrada da pessoa.

7. Analise seus resultados

Espere alguns dias e avalie a estratégia para saber a quantidade de cliques, conversões e se seus objetivos foram alcançados.

Veja o que funcionou e repita o processo. Assim você saberá como evitar erros e obter melhores resultados.

Quais são as ferramentas essenciais para email marketing?

Para desenvolver essa estratégia, existem diversas ferramentas importantes, mas é preciso avaliar qual delas é mais adequada para o seu trabalho.

Muitos têm recursos semelhantes, como landing pages, anúncios em mídias sociais e automação. Eles oferecem versões gratuitas e pagas.

Confira!

1. MailChimp

Um dos mais famosos, MailChimp oferece integração com WordPress, Shopify e Magento.

Na parte gratuita, você obtém CRM, construtor de sites, domínio MailChimp, formulário e landing page.

Porém, o limite de e-mails enviados é de 2.000 por dia ou 10.000 por mês. No plano pago, você tem licenças ilimitadas e pode ser enviado um volume bem maior, dependendo do serviço escolhido.

2. Contato Constante

Na plataforma Constant Contact, além das funcionalidades do MailChimp, você encontra envio de SMS.

Por outro lado, não existe uma versão gratuita, apenas alguns dias de teste, que logo expiram caso você não adquira o serviço.

3. Estação RD

O RD Station possibilita tarefas como criação de campanhas, nutrição de leads e email marketing.

Além disso, landing page, gerenciamento de anúncios nas redes sociais, segmentação de contatos, modelos prontos para segmentos e botões de WhatsApp para que as vendas aconteçam.

Porém, também não é gratuito, você precisa adquirir um dos planos oferecidos.

4. Obtenha resposta

GetResponse é uma ferramenta simples que permite criar campanhas de email e automação de marketing.

Aqui você pode criar um site, funis de conversão, anúncios e formulários pop-up. Possui uma versão gratuita e premium.

Você viu que email marketing para iniciantes não é tão difícil quanto você imaginava?

Agora que você conhece os principais passos, comece a implementar o estratégia em seu negócio para aumentar suas vendas e lucros.

Aproveite a oportunidade, continue aprendendo e veja nosso guia com as melhores estratégias de engajamento de email marketing.

Picture of Rodolfo Gomes

Rodolfo Gomes

Desenvolvedor web e gestor de trafego da Primize Marketing