Gestão à Vista o que é, benefícios e aplicação

Com isso, todos que fazem parte do negócio, inclusive os gestores, sabem com exatidão tudo o que está bom e, principalmente, o que precisa melhorar na empresa para que as metas sejam alcançadas.

Se for bem aplicada no negócio, a Gestão à Vista traz resultados excelentes para o desenvolvimento da equipe de marketing, vendas e tantas outras. Por isso, a Ploomes preparou este conteúdo explicando como você pode implementar essa metodologia de maneira efetiva.

Boa leitura!

O que é Gestão à Vista?

A Gestão à Vista é uma metodologia de gestão empresarial que consiste em apresentar informações relevantes, como indicadores de desempenho, metas e objetivos, de forma clara e visual para todos os colaboradores da empresa.

A ideia é que todos os envolvidos no processo tenham acesso às mesmas informações, de forma que possam acompanhar o andamento das atividades e tomar decisões mais acertadas.

Por que a Gestão à Vista é importante?

Garantir que todos estejam “na mesma página” já é algo excelente para qualquer empresa. A Gestão à Vista, porém, é ainda mais importante do que isso por uma série de motivos, como mostrado a seguir:

Melhora o engajamento dos colaboradores

Quando os colaboradores sabem de tudo o que está acontecendo na empresa e como suas atividades contribuem para os resultadoseles se sentem mais envolvidos e motivados a entregar o seu melhor.

Mantém a equipe alinhada

A Gestão à Vista ajuda a manter a equipe alinhada com os objetivos e metas da empresa. Isso está diretamente relacionado com o engajamento dos colaboradoresexplicado no item anterior. Se todos estiverem trabalhando na mesma direção, quem ganha é o negócio.

Facilita o trabalho do gestor

Um dos pilares da Gestão à Vista também é fornecer ao gestor uma visão geral do andamento das atividades. Isso facilita o monitoramento e controle das açõesinclusive dando a oportunidade de antecipar problemas e trabalhar nas soluções.

Facilita a tomada de decisão

Juntamente com a facilidade que traz para o trabalho do gestor, a Gestão à Vista também fornece informações e outros insights que podem ser usados para tomar decisões mais acertadas sobre o futuro da empresa.

Favorece o controle de metas

A Gestão à Vista busca garantir que as metas sejam alcançadas. Quando a gestão é transparente e tem indicadores-chave bem definidos, o caminho para alcançar os objetivos fica melhor de visualizar.

Ajuda na identificação e resolução de problemas

Por último, mas igualmente importante, essa metodologia ajuda a identificar problemas de forma mais rápida e fácil, o que facilita a sua resolução de maneira antecipada. É sobre prevenir que pequenas situações se tornem grandes bolas de neve autodestrutivas.

Quais os passos para implantar gestão à vista?

A implantação da Gestão à Vista é um processo que envolve uma série de passos para que tudo seja feito da maneira correta. A seguir, você confere quais são e como funcionam:

  1. Defina os processos que serão acompanhados: o primeiro passo é você definir quais processos da empresa serão acompanhados pela metodologia da Gestão à Vista. Por exemplo: vendas, marketing, financeiro, entre outros;
  2. Escolha os KPIs para cada um deles: em seguida, para cada processo, é importante escolher os indicadores de desempenho (KPIs) que serão usados para acompanhar o seu andamento, como ROI e taxa de retenção;
  3. Defina os responsáveis: lembre-se que é importante definir quem será responsável por coletar e atualizar as informações da metodologia. Essa pessoa deve ter compromisso total com a transparência da análise dos dados;
  4. Estabeleça quais os métodos de coleta de dados: é importante estabelecer como as informações da gestão à vista serão coletadas. Exemplo: usando um CRM, gerando relatórios, analisando concorrentes;
  5. Escolha as melhores ferramentas: existem diversas ferramentas que podem ser usadas para implementar esse modelo. É importante escolher aquelas que melhor atendam às necessidades da empresa.

Se você não conhece nenhuma ferramenta que pode ajudar nesta tarefa, fique tranquilo. A seguir, separamos alguns exemplos que podem ser usados para implementar a Gestão à Vista:

  • Quadros Kanban e Scrum: os quadros Kanban e Scrum são ferramentas visuais que podem ser usadas para acompanhar o andamento de projetos e tarefas;
  • Painéis e dashboards digitais: os painéis e dashboards digitais são ferramentas que permitem visualizar informações de forma mais organizada e intuitiva;
  • Uso de cores e indicadores visuais: por último, o uso de cores e indicadores visuais é algo simples, mas que pode ajudar a tornar as informações mais claras e fáceis de entender.
  1. Acompanhe os resultados e realize ajustes: depois de fazer tudo isso, é essencial se manter vigilante e acompanhar os resultados da Gestão à Vista e realizar todos os  ajustes na sua estratégia conforme necessário.

Tecnologia na gestão à vista

A tecnologia pode ser uma grande aliada na implementação da metodologia de Gestão à Vista. Além das ferramentas citadas anteriormente, existe uma que pode dar conta de tornar o trabalho e as análises mais eficientes: o CRM

O Customer Relationship Management é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que é usado para acompanhar o andamento das vendas, o desempenho dos vendedores e o relacionamento com os clientes.

No caso da metodologia de Gestão à Vista em vendas, os CRMs podem ser usados para visualizar informações como:

  • Quantidade de leads gerados;
  • Quantidade de oportunidades criadas;
  • Quantidade de vendas fechadas;
  • Valor das vendas fechadas;
  • Tempo de ciclo de vendas;
  • Índice de conversão de clientes.

No caso do CRM Ploomes, todas essas informações são apresentadas de forma visual, por meio de gráficos, tabelas e dashboards. Isso ajuda os gestores de vendas a acompanhar o andamento das negociações e tomar decisões mais acertadas.

Veja alguns exemplos de como o CRM pode ser usado para a gestão à vista em vendas:

  • Um gestor de vendas pode criar um dashboard que visualize o número de leads gerados, oportunidades criadas, vendas fechadas e valor das vendas fechadas por vendedor. Isso pode ajudar ele a identificar os vendedores que estão se saindo melhor e os que precisam de mais apoio;
  • Uma equipe de vendas pode usar o CRM para criar um quadro Kanban que visualize o andamento das oportunidades. Isso pode ajudar a equipe a acompanhar o progresso das oportunidades e identificar possíveis gargalos;
  • Uma empresa pode usar o CRM para criar um relatório mensal que resuma o desempenho das vendas. Esse relatório pode ser compartilhado com a diretoria para que ela possa acompanhar todas as movimentações da área.

Benefícios do CRM na Gestão à Vista

Certo, mas e quais são os benefícios na prática? Aqui está uma lista dos principais:

  • Melhor acompanhamento do andamento das vendas: o CRM permite visualizar informações relevantes de forma clara, o que facilita o acompanhamento do andamento das vendas;
  • Melhor tomada de decisão: fornece dados que podem ser usados para tomar decisões mais acertadas sobre as futuras ações do negócio;
  • Melhor alinhamento da equipe de vendas: ajuda a manter a equipe de vendas alinhada com os objetivos e metas da empresa – o que também costuma contribuir para a produtividade desses colaboradores;
  • Melhor motivação da equipe de vendas: por fim, serve para motivar a sua equipe de vendas, pois mostra o seu desempenho e o impacto que ela tem nos resultados do negócio.

Com isso, todos que fazem parte do negócio, inclusive os gestores, sabem com exatidão tudo o que está bom e, principalmente, o que precisa melhorar na empresa para que as metas sejam alcançadas.

Se for bem aplicada no negócio, a Gestão à Vista traz resultados excelentes para o desenvolvimento da equipe de marketing, vendas e tantas outras. Por isso, a Ploomes preparou este conteúdo explicando como você pode implementar essa metodologia de maneira efetiva.

Boa leitura!

O que é Gestão à Vista?

A Gestão à Vista é uma metodologia de gestão empresarial que consiste em apresentar informações relevantes, como indicadores de desempenho, metas e objetivos, de forma clara e visual para todos os colaboradores da empresa.

A ideia é que todos os envolvidos no processo tenham acesso às mesmas informações, de forma que possam acompanhar o andamento das atividades e tomar decisões mais acertadas.

Por que a Gestão à Vista é importante?

Garantir que todos estejam “na mesma página” já é algo excelente para qualquer empresa. A Gestão à Vista, porém, é ainda mais importante do que isso por uma série de motivos, como mostrado a seguir:

Melhora o engajamento dos colaboradores

Quando os colaboradores sabem de tudo o que está acontecendo na empresa e como suas atividades contribuem para os resultadoseles se sentem mais envolvidos e motivados a entregar o seu melhor.

Mantém a equipe alinhada

A Gestão à Vista ajuda a manter a equipe alinhada com os objetivos e metas da empresa. Isso está diretamente relacionado com o engajamento dos colaboradoresexplicado no item anterior. Se todos estiverem trabalhando na mesma direção, quem ganha é o negócio.

Facilita o trabalho do gestor

Um dos pilares da Gestão à Vista também é fornecer ao gestor uma visão geral do andamento das atividades. Isso facilita o monitoramento e controle das açõesinclusive dando a oportunidade de antecipar problemas e trabalhar nas soluções.

Facilita a tomada de decisão

Juntamente com a facilidade que traz para o trabalho do gestor, a Gestão à Vista também fornece informações e outros insights que podem ser usados para tomar decisões mais acertadas sobre o futuro da empresa.

Favorece o controle de metas

A Gestão à Vista busca garantir que as metas sejam alcançadas. Quando a gestão é transparente e tem indicadores-chave bem definidos, o caminho para alcançar os objetivos fica melhor de visualizar.

Ajuda na identificação e resolução de problemas

Por último, mas igualmente importante, essa metodologia ajuda a identificar problemas de forma mais rápida e fácil, o que facilita a sua resolução de maneira antecipada. É sobre prevenir que pequenas situações se tornem grandes bolas de neve autodestrutivas.

Quais os passos para implantar gestão à vista?

A implantação da Gestão à Vista é um processo que envolve uma série de passos para que tudo seja feito da maneira correta. A seguir, você confere quais são e como funcionam:

  1. Defina os processos que serão acompanhados: o primeiro passo é você definir quais processos da empresa serão acompanhados pela metodologia da Gestão à Vista. Por exemplo: vendas, marketing, financeiro, entre outros;
  2. Escolha os KPIs para cada um deles: em seguida, para cada processo, é importante escolher os indicadores de desempenho (KPIs) que serão usados para acompanhar o seu andamento, como ROI e taxa de retenção;
  3. Defina os responsáveis: lembre-se que é importante definir quem será responsável por coletar e atualizar as informações da metodologia. Essa pessoa deve ter compromisso total com a transparência da análise dos dados;
  4. Estabeleça quais os métodos de coleta de dados: é importante estabelecer como as informações da gestão à vista serão coletadas. Exemplo: usando um CRM, gerando relatórios, analisando concorrentes;
  5. Escolha as melhores ferramentas: existem diversas ferramentas que podem ser usadas para implementar esse modelo. É importante escolher aquelas que melhor atendam às necessidades da empresa.

Se você não conhece nenhuma ferramenta que pode ajudar nesta tarefa, fique tranquilo. A seguir, separamos alguns exemplos que podem ser usados para implementar a Gestão à Vista:

  • Quadros Kanban e Scrum: os quadros Kanban e Scrum são ferramentas visuais que podem ser usadas para acompanhar o andamento de projetos e tarefas;
  • Painéis e dashboards digitais: os painéis e dashboards digitais são ferramentas que permitem visualizar informações de forma mais organizada e intuitiva;
  • Uso de cores e indicadores visuais: por último, o uso de cores e indicadores visuais é algo simples, mas que pode ajudar a tornar as informações mais claras e fáceis de entender.
  1. Acompanhe os resultados e realize ajustes: depois de fazer tudo isso, é essencial se manter vigilante e acompanhar os resultados da Gestão à Vista e realizar todos os  ajustes na sua estratégia conforme necessário.

Tecnologia na gestão à vista

A tecnologia pode ser uma grande aliada na implementação da metodologia de Gestão à Vista. Além das ferramentas citadas anteriormente, existe uma que pode dar conta de tornar o trabalho e as análises mais eficientes: o CRM

O Customer Relationship Management é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que é usado para acompanhar o andamento das vendas, o desempenho dos vendedores e o relacionamento com os clientes.

No caso da metodologia de Gestão à Vista em vendas, os CRMs podem ser usados para visualizar informações como:

  • Quantidade de leads gerados;
  • Quantidade de oportunidades criadas;
  • Quantidade de vendas fechadas;
  • Valor das vendas fechadas;
  • Tempo de ciclo de vendas;
  • Índice de conversão de clientes.

No caso do CRM Ploomes, todas essas informações são apresentadas de forma visual, por meio de gráficos, tabelas e dashboards. Isso ajuda os gestores de vendas a acompanhar o andamento das negociações e tomar decisões mais acertadas.

Veja alguns exemplos de como o CRM pode ser usado para a gestão à vista em vendas:

  • Um gestor de vendas pode criar um dashboard que visualize o número de leads gerados, oportunidades criadas, vendas fechadas e valor das vendas fechadas por vendedor. Isso pode ajudar ele a identificar os vendedores que estão se saindo melhor e os que precisam de mais apoio;
  • Uma equipe de vendas pode usar o CRM para criar um quadro Kanban que visualize o andamento das oportunidades. Isso pode ajudar a equipe a acompanhar o progresso das oportunidades e identificar possíveis gargalos;
  • Uma empresa pode usar o CRM para criar um relatório mensal que resuma o desempenho das vendas. Esse relatório pode ser compartilhado com a diretoria para que ela possa acompanhar todas as movimentações da área.

Benefícios do CRM na Gestão à Vista

Certo, mas e quais são os benefícios na prática? Aqui está uma lista dos principais:

  • Melhor acompanhamento do andamento das vendas: o CRM permite visualizar informações relevantes de forma clara, o que facilita o acompanhamento do andamento das vendas;
  • Melhor tomada de decisão: fornece dados que podem ser usados para tomar decisões mais acertadas sobre as futuras ações do negócio;
  • Melhor alinhamento da equipe de vendas: ajuda a manter a equipe de vendas alinhada com os objetivos e metas da empresa – o que também costuma contribuir para a produtividade desses colaboradores;
  • Melhor motivação da equipe de vendas: por fim, serve para motivar a sua equipe de vendas, pois mostra o seu desempenho e o impacto que ela tem nos resultados do negócio.
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Rodolfo Gomes

Desenvolvedor web e gestor de trafego da Primize Marketing