Quer entender como vender no Mercado Livre por dropshipping com fornecedor? Esse artigo te mostra todas as dicas para começar seu negócio e escalar os lucros.
Imagine iniciar seu negócio no maior marketplace do Brasil, o Mercado Livre, sem a necessidade de manter um estoque próprio. Esse é o sonho de muitos empreendedores…
Um sonho que, graças ao dropshipping, já se tornou uma realidade para muitos empreendedores.
Neste modelo logístico, você atua como um elo entre o consumidor final e o fornecedor, cuidando exclusivamente das vendas enquanto o fornecedor gerencia o estoque e o envio dos produtos.
Apesar deste ser um modelo legítimo e lucrativo, requer alguns cuidados extras quando aplicado em plataformas tradicionais, como o Mercado Livre.
Neste artigo compartilhamos conhecimentos práticos e dicas valiosas de como vender no Mercado Livre por dropshipping com fornecedor. Se você busca uma forma de empreender enquanto reduz riscos e custos, está no lugar certo.
Vamos começar!
O que é e como funciona o dropshipping no Mercado Livre?
Dropshipping no Mercado Livre é um modelo de negócio em que você, como vendedor, não precisa manter um estoque dos produtos que vende. Em vez disso, você atua como intermediário entre o consumidor final e o fornecedor.
Desse modo, sempre que um cliente realiza uma compra na sua loja do Mercado Livre, você repassa o pedido ao fornecedor, que por sua vez, envia o produto diretamente ao cliente.
No dropshipping, o seu lucro vem da diferença entre o preço de venda ao consumidor e o preço de compra ao fornecedor. Essa operação requer uma gestão financeira eficaz e uma estratégia de marketing sólida para garantir a visibilidade e a atratividade da sua loja.
Pontos de atenção para dropshippers no Mercado Livre
- Nos últimos anos, o Mercado Livre implementou mudanças nas regras de envio que impactam diretamente quem utiliza o dropshipping. Uma dessas mudanças é a flexibilização do prazo de envio, permitindo que cada vendedor estabeleça seu próprio prazo dentro da plataforma;
- Além disso, o Mercado Livre passou a exigir que os fornecedores estejam no mesmo estado que o vendedor, com o objetivo de agilizar a logística e melhorar a experiência do consumidor. Isso significa que, mesmo trabalhando com produtos importados, seu fornecedor precisa estar localizado no mesmo estado que você;
- Você só pode ter um fornecedor cadastrado, uma vez que o Mercado Livre permite o cadastro de apenas um endereço de envio. Esse endereço do fornecedor deve estar localizado na mesma cidade que a sua empresa;
- O fornecedor para dropshipping no Mercado Livre precisa ser excepcionalmente eficiente, uma vez que a plataforma tem regras rígidas para prazo de entrega e taxas devolução. Essas regras influenciam diretamente a sua reputação e, sem uma boa reputação, é muito difícil vender no Mercado Livre;
- Embora você não arque com os custos de envio, inventário e estoque, ainda é necessário garantir uma boa experiência de compra para o consumidor, acompanhando o pedido até a entrega. Isso envolve escolher fornecedores confiáveis, gerenciar de forma eficiente a comunicação com os clientes.
📦 Leia também: Melhores fornecedores de dropshipping nacional (2024) |
Como conseguir um fornecedor para dropshipping?
Conseguir fornecedores confiáveis é a chave para o sucesso do seu negócio de dropshipping no Mercado Livre. Afinal, eles não só produzem e entregam os produtos em seu nome, mas também se tornam seus parceiros estratégicos na gestão da qualidade e na satisfação do cliente.
Recomenda-se ter mais de um fornecedor para garantir continuidade e flexibilidade nas operações. Mas vamos explicar isso em detalhes ainda neste tópico…
Por ora, saiba que encontrar o fornecedor certo requer tempo e pesquisa, mas é um investimento que, certamente, se paga ao longo do tempo. Veja as dicas para não errar na escolha de seus fornecedores…
1. Comece a sua pesquisa
O primeiro passo para encontrar fornecedores confiáveis é realizar uma pesquisa detalhada. Explore mercados online, feiras de negócios e diretórios de fornecedores especializados em dropshipping.
Ao identificar potenciais fornecedores, avalie a qualidade dos produtos, os prazos de entrega e a estrutura de preços. Destacamos que é prudente solicitar amostras dos produtos para avaliar a qualidade e garantir que atendam às suas expectativas e às de seus clientes.
2. Entenda como funciona o envio
Nem todos os fornecedores enviam produtos da mesma maneira, por isso, você deve se informar sobre os processos de cada parceiro em potencial.
Isso inclui conhecer os prazos de entrega, as opções de embalagem e a capacidade de rastreamento das encomendas. Com essas informações você terá uma boa ideia do que esperar no dia a dia e poderá tomar medidas para garantir uma experiência de compra positiva.
3. Verifique os detalhes legais
Antes de finalizar uma parceria, verifique as questões legais relacionadas aos produtos que pretende vender.
Seus produtos precisam estar em conformidade com as leis brasileiras e com as diretrizes da plataforma. Verifique regulamentações específicas, certificações necessárias e restrições de importação para produtos vendidos no Brasil.
4. Cultive o relacionamento
Após a escolha do fornecedor, é importante estabelecer um relacionamento sólido e transparente.
Discuta e acorde sobre os termos da parceria, incluindo preços, prazos de entrega e condições de pagamento. Um bom relacionamento com seu fornecedor pode levar a melhores condições de negociação, prioridade nos pedidos e acesso a novos produtos. 😉
5. Tenha um plano de backup
Imagine que, por qualquer motivo, seu fornecedor mais importante suspenda atividades ou passe a ter problemas com a entrega. Esse é um desafio que atinge dropshippers de todos os nichos de mercado – mas pode ser facilmente evitado…
E a resposta é simples: tenha múltiplos fornecedores em seu radar. No Mercado Livre, você só pode ter um fornecedor cadastrado por vez, mas isso não quer dizer que você deve depender apenas dele!
Faça uma lista com potenciais fornecedores da sua cidade e não hesite em trocar de parceiro comercial, caso o arranjo atual não esteja dando certo. Além de diminuir riscos para sua operação, essa estratégia também te dá mais poder de negociação e garante que o seu negócio sempre tenha acesso aos melhores preços.
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Como vender no Mercado Livre por dropshipping com fornecedor?
Como você já sabe, vender no Mercado Livre utilizando o modelo de dropshipping é uma estratégia eficaz para empreendedores que desejam investir pouco.
Para iniciar, você deve ter uma conta no Mercado Livre – seja pessoal ou profissional – e estabelecer uma parceria com um fornecedor confiável que se alinhem com seus objetivos de negócio e tenham uma boa reputação no mercado.
Entenda o passo a passo de como vender no Mercado Livre por dropshipping com fornecedor:
1. Escolha seu nicho de mercado
Seu nicho de mercado nada mais é do que o segmento em que você vai atuar, os produtos que irá oferecer e o público-alvo ao qual irá se dirigir.
Para fazer uma escolha acertada, comece explorando áreas com as quais você tem afinidade ou interesse. Isso não apenas tornará o processo mais agradável, mas também lhe dará uma vantagem ao entender as necessidades e desejos do seu público.
Então, utilize ferramentas de pesquisa de mercado para identificar tendências e demandas dos consumidores.
Algumas das ferramentas que podemos indicar são o Google Trends e o Google Analytics, mas existem muitas outras. Saiba mais sobre o assunto neste artigo: Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente? 🔎
Lembre-se de que, nessa busca, o seu objetivo deve ser equilibrar a demanda do nicho – ou seja, o potencial de clientes interessados nesse produto – e a competitividade. Nichos com alta concorrência podem requerer um grande investimento em marketing para serem lucrativos, o que pode diminuir a sua margem de lucro.
2. Selecione o fornecedor
Nós já falamos sobre o assunto neste guia, mas vale reforçar algumas ideias. Afinal, não estamos brincando quando dizemos que os fornecedores são o coração de qualquer negócio de dropshipping bem-sucedido.
E, no Mercado Livre, você tem apenas uma chance de acertar no fornecedor!
Isso porque a plataforma permite o cadastro de apenas um fornecedor por conta – e esse fornecedor precisa estar localizado na sua cidade.
Sua busca por fornecedores deve começar depois que você determina o seu nicho de mercado. Utilize sites e listas online, feiras de negócios e plataformas de Ecommerce B2B para encontrar fornecedores com boas avaliações.
Prefira fornecedores que ofereçam flexibilidade nas quantidades de pedido e que possuam um bom suporte ao cliente. Isso é especialmente importante para resolver picos de demanda – muito comuns em negócios que vendem sem estoque.
💡 Neste artigo, damos mais dicas de como encontrar fornecedores de dropshipping, leia: Fornecedores de dropshipping: como encontrar? (Lista 2024)
3. Faça o cadastro de produtos
Definidos quais produtos você vai vender, é hora de cadastrá-los na plataforma do Mercado Livre. Um cadastro detalhado e completo oferece duas principais vantagens: facilitar a decisão de compra do cliente e aumentar a visibilidade do seu anúncio.
Aqui estão alguns itens essenciais para o cadastro bem-sucedido do seu produto:
- Descrição completa: inclua uma descrição detalhada, destacando todas as características do produto, políticas de cancelamento, troca, devolução, prazo e preço do frete, além de um canal de contato para atendimento ao cliente;
- Fotos exclusivas: embora o fornecedor possa fornecer imagens padrão, diferencie-se tirando suas próprias fotos e vídeos. Isso cria um conteúdo único, aumentando a atratividade do seu anúncio;
- Palavras-chave: utilize palavras-chave relevantes no título para melhorar a visibilidade nas buscas. Títulos claros e precisos performam melhor;
- Cadastro de variações: para produtos com variações (cor, tamanho, etc.), cadastre todas elas em um único anúncio, facilitando a experiência de compra;
- Mercado Envios: embora o uso do Mercado Envios – solução logística do Mercado Livre – não seja obrigatório, anúncios que tenham esse método de entrega costumam ser priorizados na plataforma. Use o sistema Mercado Envios para oferecer cálculo automático de frete e possíveis fretes grátis;
Vale lembrar também que produtos com avaliações positivas e perguntas respondidas rapidamente ganham maior visibilidade e confiança dos compradores.
Além disso, considere investir em anúncios pagos para maior visibilidade, uma estratégia eficaz para alcançar mais clientes. Mostramos como fazer isso no Mercado Livre: Mercado Livre Ads: saiba como fazer publicidade no marketplace. 📈
4. Seja transparente sobre os prazos de entrega
É essencial que você seja claro em suas descrições sobre o tempo estimado para a entrega dos produtos, mesmo que estes prazos não sejam tão rápidos quanto gostaria.
A transparência nos prazos de entrega é um dos pilares do dropshipping, já que seus clientes devem ter as expectativas alinhadas sobre quando receberão os seus produtos.
Antes de definir o prazo de entrega no anúncio, confirme com seu fornecedor o tempo necessário para postagem da encomenda e adicione o tempo de transporte até o consumidor final.
Se possível, verifique o prazo médio de entrega de lojas que operam em nichos semelhantes ao seu e ajuste suas informações com base nesses dados. Isso ajuda a manter sua competitividade e confiabilidade.
5. Mantenha o cliente informado
Ainda que o gerenciamento do estoque e a entrega não sejam sua responsabilidade no dropshipping, manter o cliente informado e gerenciar eventuais problemas certamente é!
Demonstrar cuidado com a compra permite que seu cliente se sinta despreocupado e, quem sabe, inclinado a comprar com você novamente no futuro.
Aqui vão algumas estratégias para se comunicar de maneira efetiva:
- Sempre forneça ao consumidor o código de rastreio fornecido pelo seu parceiro de dropshipping. Isso permite que o cliente acompanhe a jornada de entrega do produto, aumentando a transparência e a confiança na sua loja;
- Monitore o progresso das entregas e esteja preparado para agir rapidamente em caso de atrasos ou problemas. Se identificar algum contratempo, informe o cliente imediatamente, oferecendo soluções ou estimativas atualizadas para a entrega;
- Ao ser notificado sobre a entrega do produto, envie uma mensagem ao cliente confirmando o recebimento. Aproveite para solicitar um feedback ou avaliação do produto e do serviço prestado. Essa interação não só confirma a entrega, mas também demonstra seu comprometimento com a satisfação do cliente.
Manter os clientes bem informados contribui para a construção de uma relação de confiança e credibilidade. Além disso, minimiza a chance de avaliações negativas que podem afetar a reputação da sua loja no Mercado Livre.
⚠️ E, vale lembrar que, no Mercado Livre, a sua reputação é um dos ativos mais valiosos. Entenda mais sobre o assunto: Como Aumentar a Reputação no Mercado Livre.
Como criar bons anúncios para seu negócio de dropshipping no Mercado Livre?
Criar anúncios eficazes no Mercado Livre é fundamental para destacar seu negócio de dropshipping em meio à concorrência acirrada. Aqui estão algumas estratégias chave para otimizar seus anúncios e atrair mais clientes…
1. Use boas fotos
A primeira impressão é a que fica, e no Ecommerce, as imagens dos seus produtos são essa primeira impressão.
No dropshipping, pode ser que o seu fornecedor tenha imagens prontas e de boa qualidade, mas aqui vai um ponto de atenção sobre essas fotos: ela também vai ser usada no anúncio dos seus concorrentes.
Tendo em vista a competitividade do Mercado Livre, usar as mesmas imagens de outros anunciantes não é uma estratégia tão interessante, embora seja mais fácil.
Por isso, indicamos que você faça pedidos de teste – como falamos neste artigo, estes pedidos podem ser úteis para determinar a qualidade dos produtos também – e tire as suas próprias fotos!
Mostre os detalhes dos produtos que, talvez, não estejam claros nas fotos de padrão. Temos certeza que esse é um esforço que influencia a taxa de conversão dos seus anúncios.
📷 Leia: Fotografia para Ecommerce: 10 dicas para fazer fotos incríveis de produtos
2. Mantenha os preços competitivos
O preço é um dos principais fatores que os consumidores consideram ao fazer uma compra online. Faça uma pesquisa de mercado para entender a faixa de preço dos produtos similares e estabeleça seus preços de forma competitiva.
Lembre-se de considerar custos como frete e comissões do Mercado Livre ao calcular seu preço final, para assegurar margem de lucro sem sair do mercado. Falamos mais sobre isso neste artigo: Precificação de produtos: 5 dicas para acertar
3. Forneça um atendimento exemplar
Lembra sobre como falamos que o Mercado Livre é uma plataforma competitiva? Um excelente atendimento ao cliente pode ser o diferencial do seu negócio.
Responda prontamente às dúvidas e preocupações dos clientes, resolva problemas de forma ágil e mantenha uma comunicação clara e cordial.
Este nível de atenção contribui para a fidelização do cliente e incentiva avaliações positivas, essenciais para construir uma boa reputação no Mercado Livre.
🧲 Leia também: O que é retenção de clientes: 10 dicas de como reter mais consumidores
4. Use as ferramentas de marketing do Mercado Livre
O Mercado Livre oferece uma variedade de ferramentas de marketing para ajudar a aumentar a visibilidade dos seus produtos.
Explore opções como anúncios patrocinados, que podem colocar seus produtos em posições de destaque nas buscas. Além disso, mantenha-se atualizado sobre promoções e campanhas especiais da plataforma para participar e aumentar as chances de venda.
Quanto custa fazer dropshipping no Mercado Livre?
As despesas podem variar, dependendo de vários fatores. Embora você não precise arcar com os custos de depósito ou armazenagem de produtos no dropshipping, há outras despesas importantes que precisam estar em seu radar..
O primeiro e mais importante custo associado ao dropshipping no Mercado Livre é a comissão da plataforma. Todos que anunciam no marketplace estão sujeitos à cobrança de uma porcentagem sobre a venda.
Essa taxa pode variar de 10% a 19%, dependendo do tipo de anúncio escolhido – Grátis, Clássico ou Premium – e a categoria dos seus produtos. Itens como roupas e eletrônicos tendem a ter uma taxa maior do que itens esportivos ou de decoração, por exemplo.
Adicionalmente, estratégias de marketing digital, como campanhas em redes sociais e Google Ads – que são bem importantes para atrair clientes e gerar vendas – representam outro investimento necessário.
Quem paga o fornecedor no dropshipping?
No modelo de dropshipping, a responsabilidade financeira de pagar o fornecedor recai sobre o lojista, ou seja, você.
Ao realizar uma venda em sua loja no Mercado Livre, você coleta o pagamento do cliente e então repassa uma parte desse valor ao seu fornecedor, que por sua vez, cuida do envio do produto diretamente ao cliente final.
Por isso, ter um controle financeiro rigoroso e de uma parceria sólida com o fornecedor são elementos fundamentais do dropshipping.
Vale a pena fazer dropshipping no Mercado Livre?
Depende. O dropshipping é um modelo logístico lucrativo, mas que sofre com muitas limitações dentro de uma plataforma como o Mercado Livre.
Para começar, você só pode ter um fornecedor cadastrado em sua conta e ele precisa estar na mesma cidade da sede da sua empresa. Isso acontece porque o Mercado Livre aceita apenas um endereço para envio dos produtos.
Além disso, é importante que você tenha máxima confiança na eficiência desse fornecedor, uma vez que atrasos na entrega vão diminuir a reputação da sua conta e tornar o processo de venda no Mercado Livre muito mais difícil – se não inviável.
⚠️ Portanto, se você tem um fornecedor de confiança, em sua cidade, vender no dropshipping pelo Mercado Livre é um negócio que pode funcionar. Mas, se esse não é o seu caso, o dropshipping no Mercado Livre não é para você.
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