Processo de uma vez que gerar uma marca de roupas envolve desde a geração de um projecto de negócios, até a escolha dos fornecedores e definição dos canais de venda. Quer aprender todos os passos para edificar o seu negócio no segmento de tendência? Leia levante item!
De convénio com o relatório NuvemCommerce feito pela Nuvemshop, plataforma de Ecommerce com mais de 120 milénio lojistas, tendência foi o principal segmento escolhido pelos lojistas em 2023, atingindo 20,8%.
Aliás, segundo dados da Statista, o Brasil está entre os dez maiores mercados do varejo de tendência no mundo. Demais, não é mesmo?
Esses dados são animadores tanto para quem já tem experiência no segmento de tendência, quanto para os empreendedores iniciantes que sonham em gerar uma marca de roupas consagrada no mercado.
Se levante é o seu caso, temos uma boa notícia: ao longo deste item, nós vamos explicar o passo a passo de uma vez que gerar uma marca de roupa de sucesso no Ecommerce. Boa leitura!
Porquê gerar uma marca de roupas?
O processo de uma vez que gerar uma marca de roupas pode ser mais simples do que você imagina. Mas isso se racontar com um passo a passo muito definidoque cubra todos os pontos que precisam ser observados pelo empreendedor.
O curso é subdividido em diversas etapas, sendo as principais: Planejamento, Estrutura, Audiência, Vendas, Atendimento e Impulsão.
Logo, sem mais delongas, vamos ao que interessa:
1. Crie um projeto de negócios
O primeiro passo de uma vez que gerar uma marca de roupas é criando um planejamento ou, melhor dizendo, um projeto de negócios.
Caso não saiba, aí vai a explicação: o projeto de negócios é o documento que servirá uma vez que o guia rabi para o seu empreendimento. Nele, você deverá definir o que vender, para quem vender, quem serão seus fornecedores, dentre outros pontos.
➡️ Para facilitar, vamos deixar levante item cá uma vez que sugestão de leitura: Porquê montar um projecto de negócios para loja de roupas?. Entretanto, já adiantamos que vamos aprofundar alguns desses pontos ao longo deste item.
Por ora, o que vale a pena você ter em mente é que o projecto de negócio é um ponto de partida para tirar a sua marca de roupas do papel.
2. Identifique o nicho
Toda empresa precisa focar em um nicho de mercado, por fim de contas, é mal ela consegue atender às necessidades de um público específico – em vez de ser abrangente demais e não gerar identificação com ninguém.
💡 Por isso, reflita sobre questões uma vez que: qual tipo de roupa irá vender, se serão peças femininas ou masculinas, roupas casuais, de sarau, tendência praia ou qualquer outro nicho do varejo de tendência.
Entendendo isso, você estará um passo avante para gerar a sua marca de roupas de uma forma mais direcionada e consistente.
3. Defina o público
Escolheu os tipos de roupas que vai vender? Ótimo! Agora, chegou o momento de definir o seu público, mais precisamente, a pessoa do seu negócio.
A persona zero mais é do que o perfil figurado do seu cliente ideal. Ela é desenvolvida a partir da combinação de dados reais e insights comportamentais dos consumidores, com o objetivo ajudar na geração de estratégias de vendas, marketing, etc.
Em termos simples, saber o seu público (a sua persona) permite uma compreensão mais profunda das necessidades, desejos e motivações dos compradores. É indispensável para qualquer negócio, seja ele de roupas ou não.
Imagine que você tenha uma loja virtual de roupas de luxo de segunda mão. Porquê você acha que deve direcionar a sua informação e estratégias: focando em pessoas que buscam peças desse tipo ou falando com todos os consumidores de maneira universal?
Temos certeza que você escolheu a primeira opção 😉. Logo, não perda tempo e defina o público da sua marca de roupas da maneira correta!
💡 Para te ajudar nisso, sugerimos que preencha o Mapa da Eeupátio instrumento desenvolvida pelo Ecommerce na Prática para ajudar nesta lanço do negócio. É só clicar no banner inferior:
4. Crie uma boa identidade visual
Outro passo importante de uma vez que gerar uma marca de roupas é desenvolver uma boa identidade virtual, que seja capaz de expressar quem é a sua empresa e o que ela representa no mercado.
Para isso, tenha em mente que a identidade visual é o cartão de visitas da sua marca. Ela engloba elementos uma vez que logotipo, paleta de corestipografia e estilo visual. Uma identidade visual muito feita é determinante para ajudar a loja ser reconhecida entre os clientes e também gerar uma maior conexão com eles.
🪞 Explicamos tudo sobre o tema neste item: Identidade visual: o que é e qual a sua valia para uma marca (GUIA PRÁTICO).
5. Tenha um propósito de marca muito definido
Tão importante quanto a identidade visual é o propósito da marca. O mais geral, inclusive, é ele ser definido antes mesmo dela – mas isso não é uma regra.
De maneira universal, mais do que vender roupas, a sua marca precisa ter um propósito evidente e fidedigno. Por isso, defina com toda atenção do mundo qual é o propósito da sua marca, seus valores e a mensagem que deseja transmitir para o mundo.
Imagine que você esteja criando uma marca de roupas chamada “EcoFashion”, com o objetivo de ser sustentável. Nesse caso, faria mais sentido levantar um oração voltado para tendência lentapor exemplo. Concorda?
Isso significaria, na verdade, o uso de materiais ecológicos, reduzir desperdícios, ser transparente sobre os processos, concordar iniciativas sociais, gerar peças modernas e medir o impacto positivo.
🟡 Aproveite para ler também: Posicionamento de marca: o que é e uma vez que gerar um para sobresair sua empresa?
6. Escolha fornecedores de crédito
A qualidade dos seus produtos é fundamental para a reputação da sua marca. Por isso, é importante escolher fornecedores de matéria-prima e produção que ofereçam qualidade e confiabilidade.
Faça uma pesquisa minuciosa, visite as instalações dos fornecedores, verifique suas certificações e reputação no mercado antes de estabelecer qualquer parceria. E aí vai uma dica de ouro:
🪙 Não tenha exclusivamente um fornecedor, mas dois, três, quatro ou mais. Falamos isso porque os seus consumidores não podem permanecer sem os produtos que desejam… Assim, caso um parceiro mercantil não possa atender a sua demanda, outro certamente conseguirá supri-la sem grandes dificuldades.
7. Defina os preços da maneira correta
Definir os preços dos seus produtos é uma tarefa delicada que envolve lastrar custos, concorrência e percepção de valor (também chamado de valor percebido) do cliente.
Nessa hora, ligeiro em consideração os custos de produção, despesas operacionais, margens de lucro desejadas e os preços praticados pela concorrência ao definir seus preços. Todos esses elementos são determinantes para o preço final da mercadoria.
Aliás, saiba que é importante encontrar um estabilidade entre oferecer um preço competitivo e prometer uma margem de lucro saudável para o seu negócio. Falando em competitividade…
8. Tenha um diferencial competitivo
Você já pensou qual será o diferencial competitivo da sua empresa? No competitivo mercado de tendência, é vital ter um diferencial competitivo que destaque sua marca da concorrência.
É evidente que isso pode ser conseguido por meio da oferta de produtos exclusivos, designs inovadores, materiais de subida qualidade, sustentabilidade, atendimento personalizado, entre outros fatores.
Mas foque em identificar o que torna sua marca única e capitalize isso em sua estratégia de marketing para atrair e reter clientes. Você verá o quanto isso é importante para a construção de uma marca de roupas de sucesso!
9. Crie um Ecommerce
Gerar um Ecommerce é um pouco vasto… mas o que queremos manifestar é que você precisa definir qual será o seu meio de vendas inicial e estruturá-lo da melhor maneira verosímil.
Nesse sentido, já adiantamos que existem três opções populares no mercado de Ecommerce atualmente:
- Mercados: são plataformas em que você pode listar e vender seus produtos junto com milhares de outros vendedores. Mercado Livre, Amazon e Enjoei são alguns exemplos. É ótimo para compreender um grande público rapidamente, pois os marketplaces já têm uma base de clientes estabelecida.
- Loja virtual própria: a loja virtual oferece mais controle sobre sua empresa e experiência de compra. Finalmente, você ficará responsável por todas as áreas do negócio, desde obtenção de tráfico à atendimento. Você pode edificar contando com uma boa plataforma de Ecommerce – existem várias no mercado, mas a que indicamos é a Nuvemshop maior de seu segmento em toda a América Latina;
- Redes sociais: as redes sociais, uma vez que Instagram e Facebook, também são ótimas para vender roupas. Nelas, você pode configurar uma loja ou direcionar o tráfico para seu site ou marketplace. Já faz tempo que essas plataformas eram exclusivamente um espaço para publicação de fotos e vídeos com amigos… Hoje, elas são poderosas ferramentas de vendas.
👗 Se quiser explorar um pouco mais as possibilidades onde vender as peças da sua marca de roupas, vale a pena ler levante item cá também: Qual o melhor site para vender roupas? Confira 13 opções.
10. Desenvolva estratégias de venda
Depois de escolher o meio que vai usar, chegou o momento de também desenvolver estratégias de vendas.
Independentemente de você debutar a vender em marketplace, loja virtual ou redes sociais, saiba que ter boas estratégias de venda é vital para o seu negócio debutar a fazer vendas.
Para isso, vale a pena fazer uma boa pesquisa de mercado e estudo da concorrência para entender o que tem feito sucesso com os consumidores. a teoria não é você plagiar estratégias de concorrentes, mas refinar a definição das suas. foque no que pode ser bom para o seu negócio.
De início, aí vão algumas estratégias de vendas interessantes:
11. Invista em marketing
Por último, mas não menos importante neste passo a passo sobre uma vez que gerar uma marca de roupas: não subestime o poder do marketing para alavancar o sucesso da sua marca. Ele é extremamente necessário para conseguir atrair e transmudar clientes para a sua loja.
Invista em estratégias de marketing do dedo, uma vez que SEO, publicações nas redes sociais, e-mail marketing e campanhas pagas, para atrair tráfico qualificado para o seu negócio e gerar vendas.
Nesse sentido, um ponto importante é seguir e indagar os resultados para ajustar suas estratégias conforme necessário.