Como construir backlinks INCRÍVEIS em 2022 (9 estratégias comprovadas)

Pronto para obter alguns backlinks de qualidade e aumente a classificação do seu site no Google?

Incrível!

Esta postagem contém 9 estratégias comprovadas de criação de links que estão funcionando MUITO bem no momento.

(Em 2022.)

Vamos começar!

1. Use dados para obter links de sites de notícias e blogs

Em um de meus guias recentes, abordei como usar HARO para se tornar uma fonte para repórteres.

E isso é algo que você DEFINITIVAMENTE deveria estar fazendo.

Mas o HARO conecta você com jornalistas que estão planejando recursos com antecedência.

E o que mais os repórteres fazem? Eles relatam as notícias, é claro! E as notícias não funcionam em um horário definido.

Então… se houver notícias de última hora relacionadas ao seu nicho, é uma ENORME oportunidade de obter menções e links.

Aqui está o que fazer:

1. Monitore as notícias em busca de novas menções aos principais temas do seu site

A maneira mais fácil de fazer isso é configurando um alerta do Google ou Alerta BuzzSumo.

Buzzsumo – Alerta de palavra-chave do McDonaldsBuzzsumo – Alerta de palavra-chave do McDonalds

2. Alcance os repórteres com VALOR agregado

Se você deseja obter um link de um site de notícias, terá que trabalhar um pouco.

Você tem que fornecer valor real ao repórter. E o ideal é tornar a vida deles mais fácil.

Estendendo a mão e dizendo “Vejo que você escreveu sobre isso, eu escrevi sobre isso também”. você será rapidamente sinalizado como spammer.

Como você fornece valor? Aqui estão algumas ideias:

  1. Dê-lhes uma cotação com informações pessoais do seu setor. Inclua suas credenciais.
  2. Ofereça dados ou estatísticas exclusivas.
  3. Ofereça uma abordagem alternativa.
  4. Crie um infográfico ou visual personalizado que eles possam incorporar em sua história.

Seja qual for o caminho que você seguir, há uma coisa que é SUPER importante…

Você precisa agir RÁPIDO.

O jornal de hoje é a reciclagem de amanhã. Então, o ideal é que você entre em contato no mesmo dia em que a notícia for divulgada.

Dica profissional: Crie um livro negro pessoal de jornalistas que cobrem o seu setor. Em seguida, envie um ping para eles assim que vir uma história sendo divulgada. Dessa forma, você poderá pegá-los enquanto eles ainda estão trabalhando em um artigo para publicação.

2. Dimensione a técnica do arranha-céu

Sim, o conteúdo de arranha-céus ainda é minha tática número 1 para construir links de alta qualidade.

Na verdade, este conteúdo do Skyscraper que publiquei há algum tempo já acumulou 5,6 mil backlinks:

Estudo de SEO de pesquisa por voz – BacklinksEstudo de SEO de pesquisa por voz – Backlinks

A melhor parte? Essa abordagem é SUPER simples. Na verdade, é tão simples que posso resumir em apenas 3 etapas:

  1. Encontre um conteúdo popular em seu nicho. Dica: popular = muitos backlinks.
  2. Faça algo ainda melhor.
  3. Promova isso ao máximo!

Com isso, aqui estão algumas dicas extras para ajudá-lo a dimensionar essa estratégia.

Encontre conteúdo popular

Seu primeiro ponto de contato é o Google. Pesquise uma palavra-chave popular em seu nicho e é seguro apostar que a classificação da página em primeiro lugar terá backlinks impulsionando essa classificação em primeiro lugar.

Google SERP – dicas de dieta PaleoGoogle SERP – dicas de dieta Paleo

Mas digamos que você não tenha certeza de qual tópico será melhor para atrair links. Existe uma maneira de eliminar as suposições?

Sim.

(Observação: você precisará de uma conta do SEMrush ou de qualquer outra ferramenta de SEO para isso.)

Semrush e outras ferramentas de análise de links possuem um relatório chamado “Melhor por links”. Isso mostrará as páginas com mais links em qualquer site.

Por exemplo, você pode ver que minha postagem sobre Fatores de classificação do Google obteve links de quase 5 mil domínios!

SEMrush – Páginas indexadas – BacklinkoSEMrush – Páginas indexadas – Backlinko

Portanto, conecte o site de um concorrente, encontre suas páginas mais populares e pronto. Fácil.

Faça algo (muito) melhor

Encontrou uma página para arranha-céu? Ótimo. Seu próximo passo é criar algo ainda melhor.

Mas…

…tornar sua página “um pouco” melhor não vai adiantar.

Se você REALMENTE quiser obter esses links, terá que fazer algo MUITO melhor.

Na verdade, tento tornar o conteúdo do meu arranha-céu 5 a 10 vezes melhor do que a página principal atual.

Como faço isso?

Fácil. Eu resolvo o que está faltando. Em seguida, preencha essas lacunas.

Aqui estão algumas dicas da minha lista de verificação pessoal:

  1. A página de classificação se aprofunda no assunto? Caso contrário, garantirei que cobrirei TUDO que foi ignorado.
  2. O texto da página de classificação é pesado? Nesse caso, incluirei TONELADAS de imagens de alta qualidade em minha postagem para torná-la mais atraente visualmente.
  3. A página de classificação inclui vídeo? Se não, adicionarei um ao meu. Na verdade, provavelmente farei isso de qualquer maneira!
  4. A página de classificação inclui 10 dicas? Então incluirei 20. Duplicar é um bom ponto de partida.
  5. A página de classificação inclui links para recursos relacionados? Se não, vou garantir que o meu funcione.

Ainda não encontrei uma página que não consiga 10x com um pouco de reflexão e muito trabalho duro.

Por exemplo, há alguns meses percebi que a maioria das postagens sobre “como conseguir mais assinantes no YouTube” era uma droga.

Especificamente:

  • Eles foram escritos por pessoas que não têm canais de sucesso no YouTube
  • Eles citaram estratégias, técnicas e recursos desatualizados
  • Eles não tinham nenhum recurso visual para mostrar como implementar cada estratégia
  • Todos eles regurgitaram as mesmas estratégias cansadas

Então decidi criar algo MUITO melhor.

Backlinko – Como conseguir assinantes do YouTubeBacklinko – Como conseguir assinantes do YouTube

Ao contrário dos outros posts que li, meu post tinha:

  • Exemplos da vida real de como usei as dicas para desenvolver meu canal
  • Novas estratégias que você não encontraria em nenhum outro lugar
  • Muitas capturas de tela e recursos visuais para tornar as técnicas fáceis de entender (e usar)

Promova ao máximo

Alcançar as pessoas que você destaca em seu conteúdo é um bom ponto de partida para a promoção de conteúdo.

Além disso, aqui vão algumas outras dicas:

  1. Entre em contato com pessoas que criaram links para a página do seu concorrente.
  2. Entre em contato com pessoas que comentaram na página do seu concorrente.
  3. Entre em contato com pessoas que compartilharam a página do seu concorrente nas redes sociais.
  4. Entre em contato com pessoas que possuem links para outras páginas entre as 10 primeiras.

Crie uma grande lista de prospects… e enlouqueça!

Dica profissional: Confira Skyscraper 2.0 para descobrir como levar isso para o próximo nível!

3. Método do Homem em Movimento 2.0

Pregado “O Método do Homem em Movimento”?

Esta é outra maneira de obter links de qualidade de conteúdo desatualizado.

(Método do Homem em Movimento 2.0.)

Desta vez… em vez de nos concentrarmos em negócios que se tornaram populares ou renomeados, aproveitaremos Informação.

Por que? Porque as coisas mudam!

Aqui está um exemplo super simples.

Digamos que temos uma página que classifica os sites mais populares do mundo.

Bem, há algum tempo O YouTube ultrapassou o Facebook como o segundo site mais visitado do planeta.

E adivinha o que aconteceu? De repente, havia uma tonelada de páginas que continham informações desatualizadas:

Forbes – Artigo desatualizadoForbes – Artigo desatualizado

Mais de 11.000 deles para ser mais preciso!

(E isso é apenas uma consulta…)

Então, agora temos uma “entrada” perfeita.

Pudermos:

  1. Entre em contato com todos os sites com informações antigas.
  2. Deixe-os saber que isso mudou.
  3. Aponte-os para nossa própria página enquanto estivermos lá!

Dica profissional: Se algo mudou recentemente em seu setor, use a função de data do Google para encontrar artigos publicados antes da mudança.

Pesquisa Google – período personalizadoPesquisa Google – período personalizado

4. Duplique os formatos de conteúdo eficazes

Quando se trata de criar conteúdo que atraia links de qualidade, não gosto de depender de suposições. E você também não deveria.

Existem vários formatos de conteúdo comprovados para os quais as pessoas ADORAM criar links:

  • Listar postagens
  • Testes
  • Postagens “Por que”
  • Postagens “Como fazer”
  • Infográficos
  • Vídeos

Dito isto, cada setor é diferente. No seu espaço, os vídeos podem funcionar melhor. E para outros, são postagens de lista.

Portanto, recomendo experimentar alguns formatos diferentes… e ver o que funciona melhor para você.

Em seguida, dobre esses formatos.

Dica profissional: Combine dois ou mais desses formatos em uma única peça. Dica: uma postagem “Como fazer” em formato de lista ou uma postagem “Por que” com um infográfico ou vídeo resolveria.

5. Link Building de Podcast

Há algum tempo, eu estava verificando de onde um dos sites do meu nicho obteve seus backlinks.

E percebi que grande parte de seus backlinks veio de podcasts.

Quicksprout – backlinks de podcastQuicksprout – backlinks de podcast

Então decidi me tornar convidado em tantos podcasts quanto pudesse.

Na verdade, eu apareci mais de 50 podcasts durante o próximo ano e meio.

Google SERP – Podcast de Brian DeanGoogle SERP – Podcast de Brian Dean

Esses podcasts não apenas enviaram muito tráfego em minha direção…

Tráfego sérioTráfego sério

Mas eles resultaram em toneladas de backlinks.

Entrevistado em podcastEntrevistado em podcast

Então:

Como você encontra podcasts para continuar?

Primeiro, tire uma foto da cabeça de alguém em seu nicho que participa de muitos podcasts. Em seguida, coloque a foto na pesquisa reversa de imagens do Google.

E você está pronto:

Google SERP – Podcasts de Rand FishkinGoogle SERP – Podcasts de Rand Fishkin

6. Criação de links de páginas de recursos

Qual é o propósito de uma página de recursos? Para vincular a outras páginas úteis!

E esse é o sonho de qualquer construtor de links.

Tudo que você precisa fazer é:

  1. Encontre-os.
  2. Certifique-se de ter algo que mereça um link.
  3. Entre em contato.

Serei honesto:

Encontrá-los é provavelmente a parte mais difícil. Então, aqui estão 10 pesquisas avançadas do Google que ajudarão:

  1. “{sua palavra-chave}” + inurl:recursos
  2. “{sua palavra-chave}” + inurl:links
  3. “{sua palavra-chave}” + inurl: recomendado
  4. “{sua palavra-chave}” + “principais sites”
  5. “{sua palavra-chave}” + “principais sites”
  6. “{sua palavra-chave}” + “sites recomendados”
  7. “{sua palavra-chave}” + “recursos recomendados”
  8. “{sua palavra-chave}” + “leitura adicional”
  9. “{sua palavra-chave}” + “leitura recomendada”
  10. “{sua palavra-chave}” + “sites úteis”

Dica profissional: Invertendo esta rodada, uma página de recursos super útil e bem selecionada em seu próprio site pode ser ótima para obter links de qualidade. Você pode até tentar entrar em contato com OUTRAS páginas de recursos para sugerir que elas tenham links para SUA página de recursos. Parece um pouco com Inception… mas funciona!

7. Menções de marca desvinculadas

Se alguém menciona sua marca em um artigo, mas não inclui um link, é uma ENORME oportunidade.

Tudo que você precisa fazer é estender a mão…

…e 9 em cada 10 vezes você receberá um link.

Recomendo configurar um alerta para o nome da sua marca.

Dessa forma, você receberá uma notificação sempre que sua empresa for mencionada na web.

Buzzsumo – MençõesBuzzsumo – Menções

Dica profissional: Tem uma técnica de marca como “The Moving Man Method”? Então configure um alerta para isso também!

8. Dê um nome às suas estratégias

Já ouviu falar de “O Método do Homem em Movimento” ou “A Técnica do Arranha-céu”?

Bem… ambos os termos foram cunhados por mim mesmo 🙂

Isso significa que sempre que alguém está escrevendo sobre eles…

…Recebo outro backlink de qualidade!

Outro backlink de qualidadeOutro backlink de qualidade

Você pode fazer o mesmo?

Claro! Tudo que você precisa fazer é:

  1. Descubra um processo ou estratégia exclusivo para o seu negócio.
  2. Dê um nome atraente.
  3. Escreva sobre isso!

E escrever sobre o processo é fundamental. Porque você só obterá links se:

  1. Sua estratégia é SUPER útil.
  2. Você pode provar que funciona.

É por isso que sempre apresento estudos de caso da vida real quando revelo uma nova estratégia ou técnica.

Backlinko – Técnica de arranha-céu 2.0Backlinko – Técnica de arranha-céu 2.0

9. Divulgação por e-mail em duas etapas

Uma abordagem suave e suave para a divulgação muitas vezes pode produzir melhores resultados do que pedir diretamente um link logo de cara.

Tente usar e-mails de avaliação como o mostrado abaixo para aquecer seus clientes em potencial:

Mike Bonadio – E-mail de divulgaçãoMike Bonadio – E-mail de divulgação

Dica profissional: Eu também uso essa técnica antes lançando uma nova postagem. Entrarei em contato com um cliente em potencial e direi a ele o que está por vir e, em seguida, pedirei permissão para enviá-lo quando eu publicar. Na maioria das vezes a resposta é um sonoro SIM! Um pouco de cortesia ajuda muito na divulgação.

Pronto para obter alguns backlinks de alta qualidade?

Todas as táticas acima foram experimentadas e testadas. E eu os usei para aumentar o tráfego de pesquisa do Backlinko de ZERO para mais de 175.000 visitas únicas por mês.

Bônus: eles também são 100% chapéu branco. Portanto, não há necessidade de se preocupar em ser atingido por uma atualização do Google.

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Rodolfo Gomes

Desenvolvedor web e gestor de trafego da Primize Marketing