Hoje você verá uma das minhas estratégias de SEO favoritas em ação.
“Guestografia”.
Especificamente, mostrarei como Perrin usou essa técnica para chegar à primeira página do Google para várias de suas palavras-chave alvo.
Vamos mergulhar de cabeça.
O Método Guestográfico:
Uma estratégia de SEO que obtém resultados
A guestografia funciona por um motivo simples:
Eles tornam seu conteúdo MUITO mais fácil de compartilhar.
Publiquei um post há algum tempo que descreve todo o processo: Como obter backlinks com guestographics.
Então, se você ainda não leu esse post, dê uma olhada.
Nesse post revelo como o Método Guestográfico aumentou meu tráfego orgânico em mais de 175%:
E Guestographics é um dos motivos pelos quais o Backlinko está classificado no primeiro lugar no Google em “SEO na página”:
Isso soa como algo que você gostaria de experimentar?
Continue lendo…
Como Perrin e David usaram a Guestographics para aumentar suas classificações (e tráfego)
Acabei de mostrar como a Guestographics funcionou bem para mim.
Agora é hora de revelar os resultados de Perrin e David.
Primeiro, temos Perrin Carrell.
Há algum tempo, Perrin lançou um blog sobre animais de estimação chamado AquiPup.
Por que Perrin criou este blog?
Bem, alguns meses antes, Perrin pegou um cachorrinho preto fofo em um abrigo de animais (Chewie).
Como a maioria dos novos donos de cães, Perrin procurou a melhor ração para Chewie…
…mas ele não encontrou nenhum conteúdo que o surpreendesse.
Foi quando Perrin percebeu que tinha uma ENORME oportunidade diante dele:
Não existem blogs sobre cães com conteúdo alucinante. Por que não fazer o primeiro?
Nas próprias palavras de Perrin:
Depois de dezenas de sessões noturnas de redação, o site de Perrin foi ao ar:
(Observação: O nome original de Perrin para o blog era Chewie Says. Mas ele recentemente mudou para Here Pup.)
Essa é a boa notícia.
A má notícia? O espaço dos blogs caninos é dominado por um punhado de sites de grande autoridade.
Isso significa que Perrin está enfrentando mega-sites como PetMD.com e Cesar “The Dog Whisperer” Millan.
Você poderia até dizer que é um mundo de cachorro-com-cachorro (desculpe, não resisti?).
Para ter uma chance de lutar contra esses sites de grande autoridade, Perrin tinha duas opções:
Opção nº 1: Ele poderia trabalhar em seu blog, publicar em um cronograma definido e ESPERANÇA obter tráfego (“A abordagem de publicar e orar”).
Opção nº 2: Ele poderia criar (e promover) alguns conteúdos incríveis.
Felizmente para Perrin e seu novo blog, ele puxou o gatilho na opção 2.
E ele decidiu começar com a Guestographics.
Como foi?
A Guestographics aumentou o tráfego do seu mecanismo de pesquisa orgânico em 963% em apenas 6 semanas:
E graças aos posicionamentos em vários blogs populares sobre animais de estimação…
…e o Huffington Post…
…ele também canalizou mais de 1.000 visitantes de referência direcionados para seu site:
Nada mal para um blog totalmente novo.
Nota: Seu segredo NÃO era um infográfico de US$ 10.000. Como você verá em um minuto, o design teve muito pouco a ver com o sucesso de Perrin.
Com isso resolvido, é hora de orientar você no processo passo a passo.
Etapa 1: crie e publique um infográfico (realmente bom)
Aqui está o acordo:
Apesar do que a maioria dos “gurus do marketing de conteúdo” querem que você acredite, o design desempenha um papel MUITO pequeno no sucesso de um infográfico.
Na verdade, escolher o tema certo é 90% do jogo.
E é aí que o infográfico de Perrin – 22 maneiras pelas quais os cães tornam os humanos mais saudáveis – acerta em cheio:
Claro, o infográfico dele parece muito bom.
Mas não teria funcionado QUASE tão bem sem um tópico que interessasse aos amantes de cães.
Agora:
Perrin tinha um palpite de que os donos de cães gostariam de saber que o Sr. Fluffy Pants melhora sua saúde.
Então ele pesquisou “cães e saúde humana”.
E ele se deparou com esta apresentação de slides do ranking WebMD na primeira página:
(Sim, é realmente assim que parece.)
Como diz Perrin:
Embora a página WebMD deixe MUITO a desejar, ela atraiu backlinks de mais de 300 domínios de referência:
Em outras palavras, Perrin percebeu que havia uma demanda comprovada por conteúdo sobre “maneiras pelas quais os animais de estimação melhoram a saúde humana”.
Mas não qualquer informação…
…demanda por conteúdo visual.
Então Perrin decidiu criar um infográfico em torno desse tópico comprovado.
Primeiro, ele passou um dia pesquisando conteúdo para o infográfico.
Então ele contratou um designer freelancer para fazer sua lista de marcadores…
…e transforme-o em um infográfico profissional.
Parece legal, certo?
Como você provavelmente sabe, publicar algo valioso não é suficiente para gerar backlinks de qualidade e tráfego direcionado.
Se você quer mesmo obter resultados com seu conteúdo, precisa promovê-lo estrategicamente.
Isso nos leva à etapa 2…
Etapa 2: Encontre pessoas interessadas em seu infográfico
Assim que seu infográfico estiver pronto, é hora de fazer uma lista de pessoas que podem querer dar uma olhada nele.
A maneira mais fácil de fazer isso? Pesquise palavras-chave que descrevam o tópico do seu infográfico.
Por exemplo:
Digamos que você acabou de publicar um infográfico sobre a Dieta Paleo.
Você pesquisaria palavras-chave no Google como “dieta Paleo”, “receitas da dieta Paleo”, “o que é a Dieta Paleo?” etc.
E o Google mostrará uma lista de blogs que tendem a cobrir esse tópico:
Você pode até usar o Google Suggest para obter ainda mais ideias de palavras-chave:
Veja como Perrin encontrou suas perspectivas guestográficas:
Como acabei de descrever, Perrin pesquisou no Google usando palavras-chave como “animais de estimação e saúde”.
Mas ele não parou por aí…
Ele também pesquisou palavras-chave como “50 principais blogs sobre cães”.
Essas “melhores” palavras-chave conectaram Perrin a listas selecionadas manualmente de blogs populares sobre animais de estimação:
Depois de encontrar um blog de qualidade em seu nicho, veja o que fazer a seguir:
Etapa 3: veja se eles estão interessados em seu infográfico
A maioria das pessoas apresenta aos blogueiros o caminho totalmente ERRADO.
Em vez de avaliar o interesse com uma mensagem sensível, eles vão direto para a venda difícil.
Você provavelmente já recebeu alguns desses e-mails irritantes.
Você já respondeu alguma delas?
Eu não pensei assim. 🙂
É por isso que você deseja iniciar o processo de divulgação da Guestographic com um rápido e-mail…
…Um e-mail rápido que simplesmente pergunta se desejam ver seu infográfico.
Aqui está um script testado que você pode usar:
Assunto: (Seu tópico) Infográfico
–
Ei (Nome),
Eu estava procurando algumas informações sobre (Seu tópico) esta manhã e me deparei com seu artigo: “(Título do artigo)“.
Coisas boas! Eu gostei especialmente de como você (Algo que eles disseram no artigo).
Na verdade, acabei de montar um infográfico sobre (Seu tópico).
Deixe-me saber se você quiser dar uma olhada.
Saúde,
(Seu nome)
E aqui está o e-mail exato que Perrin enviou:
Viu como a mensagem de Perrin é completamente diferente da maioria dos e-mails de divulgação agressivos?
Ele está apenas perguntando se eles gostariam de ver o infográfico… o que é fácil de vender.
Em outras palavras, você não deseja criar links para nada em seu primeiro e-mail.
Por que não?
Quando alguém vê um link em um e-mail de alguém que não conhece, pensa: “essa pessoa deve querer alguma coisa”.
E eles apertaram o botão excluir.
Mas quando você envia um e-mail que simplesmente pergunta se eles querem ver o seu conteúdo, geralmente ele é recebido de braços abertos.
Na verdade, Perrin enviou 92 e-mails…
…e ele obteve 5 conversões (isso é um Taxa de conversão de 5,4%).
Sólido.
Agora:
Assim que você receber uma resposta dizendo “claro, envie”, assim…
…é hora da etapa 4.
Etapa 4: facilite o compartilhamento do seu infográfico (também conhecido como “O suborno”)
Quando quiser que outro site tenha um link para você, você precisa se lembrar de uma coisa:
Quanto mais barreiras você remover, mais sucesso terá.
(Isso se aplica a qualquer coisa em marketing… não apenas à divulgação por e-mail.)
Bem, qual é a ÚNICA coisa que impede as pessoas de compartilhar um infográfico?
O fato de que eles precisam escrever uma introdução exclusiva para acompanhá-la!
Bem, a beleza da Guestographics é que você remova essa barreira.
Como?
Escrevendo essa introdução para eles.
Este é o modelo que eu uso:
Aqui você vai, (Nome)
Deixe-me saber se você quiser compartilhar o infográfico em seu site. Ficarei feliz em escrever uma introdução exclusiva para acompanhá-lo.
Saúde,
(Seu nome)
E aqui está o e-mail que Perrin enviou para as pessoas que curtiram seu infográfico:
E como você está facilitando a vida deles, sua taxa de resposta será MUITO melhor do que uma proposta agressiva:
Quando alguém disser “claro, envie-me uma introdução”, envie-lhe uma introdução de alta qualidade com 200-250 palavras.
Ops. Quase esqueci.
Este é o script a ser usado ao enviar sua introdução:
Acabei de dar os retoques finais em sua introdução (anexo).
Deixe-me saber se você precisar de mais alguma coisa.
Obrigado!
(Nome)
E aqui está o e-mail que Perrin usou para enviar às pessoas sua introdução exclusiva:
Etapa 5: adicione um link em sua introdução
Isto é importante:
A introdução exclusiva não apenas facilita o compartilhamento do seu infográfico.
Também torna seu link MUITO mais poderoso.
Como?
Ao contrário da maioria dos backlinks de infográficos, que aparecem automaticamente quando alguém compartilha seu infográfico usando um código incorporado, como este…
…Os links guestográficos são cercados por conteúdo exclusivo na introdução.
Os links na introdução aumentam seu tráfego de referência e são melhores para SEO.
No total, a campanha Guestographics de Perrin trouxe 8 backlinks de chapéu branco relevantes para nichos.
(5 vieram da Guestographics. Os outros 3 foram posicionamentos naturais que aconteceram depois que seu infográfico se espalhou pela web.)
Isso representa um custo total de US$ 25/link. Nada mal.