Um grande desafio que você enfrentará como proprietário de um site é encontrar novas palavras-chave além daquelas para as quais você está classificado atualmente. A classificação para novas palavras-chave pode aumentar o tráfego e atrair mais atenção para seu conteúdo, produtos ou serviços.
Mas como você encontra novas palavras-chave?
Abaixo, compartilhamos 11 estratégias para ajudar você a encontrar novas palavras-chave para o seu site. E explique como eles beneficiam suas classificações e seus negócios.
Por que é importante encontrar novas palavras-chave?
A classificação para novas palavras-chave beneficia sua empresa porque permite que você:
- Diversifique suas fontes de tráfego para que o tráfego orgânico continue, mesmo quando os concorrentes obtiverem classificações ou quando as posições de suas palavras-chave flutuarem
- Direcione o tráfego qualificado para o seu site , segmentando melhor os usuários na jornada do comprador, ou o caminho que os usuários percorrem antes de se tornarem clientes. Por exemplo, respondendo a perguntas comuns que eles fazem antes de tomar uma decisão de compra.
- Aprimore as campanhas de pesquisa paga com palavras-chave mais relevantes para dar lances ou encontre palavras-chave com menor custo por clique para seus anúncios PPC (pay-per-click)
- Aumente indiretamente sua participação no marketing classificando-se nas várias consultas de pesquisa que as pessoas usam para encontrar produtos e serviços como os seus
- Classifique-se para mais palavras-chave ou supere seus concorrentes ao escrever conteúdo sobre os novos tópicos que você descobrir por meio da pesquisa de palavras-chave
11 maneiras inteligentes de encontrar novas palavras-chave para seu site
As estratégias abaixo usam uma variedade de ferramentas de pesquisa de palavras-chave para ajudar você a identificar novas oportunidades de palavras-chave orgânicas.
À medida que você encontrar palavras-chave diferentes, anote-as em uma planilha. Ou adicione-as às suas listas de palavras-chave da Semrush para facilitar a referência e o acompanhamento.
1. Keyword Magic Tool
A Keyword Magic Tool da Semrush ajuda você a analisar seu mercado de pesquisa identificando milhares de palavras-chave relacionadas ao seu nicho.
Você pode filtrar as palavras-chave para as quais já está classificado. Assim, você pode se concentrar em novas oportunidades. E as integrações de IA identificam quais palavras-chave apresentam as melhores oportunidades de classificação para o seu site.
Para começar, insira uma palavra-chave inicial (ou seja, uma palavra-chave ampla relevante para o seu nicho). Em seguida, adicione o URL da sua página inicial e o local de destino. Em seguida, clique em “Pesquisar“.
Isso mostra a você milhares de palavras-chave relevantes.
Use o filtro “Exclude keywords” (Excluir palavras-chave) para excluir as palavras-chave para as quais você já está classificado e clique em “Apply” (Aplicar).
A lista de palavras-chave restante pode inspirar ideias para novos conteúdos, como posts de blog ou páginas de produtos para suas ofertas.
Quando você encontrar novas palavras-chave que deseja segmentar, adicione-as a uma lista. Clique na caixa à esquerda de um termo (você pode selecionar várias palavras-chave de uma vez). Em seguida, clique em “+ Adicionar à lista de palavras-chave“.
Selecione uma lista existente. Ou clique em “Criar nova lista vazia” na parte inferior da janela para criar uma nova lista.
Atualize regularmente as listas de palavras-chave para todos os tópicos relevantes para o seu setor. Para que você sempre tenha novas oportunidades de palavras-chave para sua estratégia de SEO.
2. Planejador de palavras-chave do Google
O Google Keyword Planner é uma ferramenta gratuita que pode ajudar você a encontrar novas palavras-chave para suas campanhas de pesquisa paga.
Para acessar o Planejador de palavras-chave do Google, faça login na sua conta do Google Ads. Em seguida, clique em “Discover new keywords” (Descobrir novas palavras-chave).
Se você já tem palavras-chave em mente, use a guia “Start with keywords” (Iniciar com palavras-chave). Insira palavras-chave relacionadas ao seu negócio e o URL do seu site. Clique em “Obter resultados“.
Isso mostra as variações de palavras-chave relacionadas que você pode adicionar às suas campanhas. Preste atenção ao “Avg. Pesquisas mensais”, “Concorrência” e colunas “Lance no topo da página”.
Essas métricas mostram como é difícil para você se classificar no topo dos resultados de pesquisa paga. E quanto você pode esperar pagar cada vez que um usuário clicar no seu anúncio.
Personalize a lista clicando em “Refine keywords” (Refinar palavras-chave) no canto superior direito.
Use filtros para refinar sua lista. Por exemplo, se você não quiser dar lances em palavras-chave que incluam “biscoitos”, desmarque a caixa à esquerda do termo.
Se você não tiver nenhuma palavra-chave em mente, clique na guia “Iniciar com um site”. Insira o nome do site. Ou, se você estiver veiculando anúncios apenas para um produto ou serviço específico, insira o URL da página na barra de texto. Clique em “Obter resultados“.
A ferramenta sugerirá palavras-chave relacionadas aos seus produtos, serviços ou conteúdo do site. Adicione-os às suas campanhas para alcançar novos públicos.
3. Criador de estratégia de palavras-chave
Descubra milhares de novas palavras-chave com o Keyword Strategy Builder. Essa ferramenta agrupa palavras-chave relevantes com base na relevância temática. E mostra a você como criar uma estratégia de conteúdo para se classificar para eles.
Ele também mapeia a maneira ideal de estruturar o conteúdo do seu site para criar autoridade no tópico em seu nicho. E maximize o total de palavras-chave orgânicas para as quais seu site é classificado.
Comece inserindo palavras-chave iniciais na caixa de texto. Selecione o local de destino. Clique em “Criar lista“.
A ferramenta exibirá sua estratégia de palavras-chave em duas visualizações: “Visão geral do tópico” e “Detalhes da página”.
Ambas as visualizações organizam as palavras-chave em dois tipos principais de página:
- Páginas de pilar: Páginas que exploram o tópico de uma forma geral
- Subpáginas: Páginas que exploram o tópico de maneiras mais específicas
Criar essas páginas e adicionar as palavras-chave listadas em cada uma delas pode ajudar você a aumentar a autoridade do tópico. E sua visibilidade orgânica.
Em “Topical Overview” (Visão geral do tópico), use a lupa no canto superior direito para aumentar o zoom em uma área de tópico. Clique em um tópico azul para ver quais palavras-chave estão agrupadas com o termo. Em seguida, clique em “Exibir detalhes“.
A ferramenta saltará para a exibição “Page Details” (Detalhes da página). Lá você verá a página de pilar como o primeiro item da lista. Todas as subpáginas relacionadas serão listadas abaixo dela.
Clique na seta à esquerda de qualquer página de pilar ou subpágina para expandir as linhas. Você verá todas as palavras-chave relacionadas a essa página de pilar ou subpágina.
Se você encontrar uma página de pilar ou subpágina que deseja criar, marque a caixa à esquerda da página. Em seguida, clique em “Enviar palavras-chave“. Selecione “Outra lista de palavras-chave” e clique em “Aplicar“.
No menu suspenso, selecione a lista para a qual você deseja enviar as novas palavras-chave. Em seguida, clique em “Send keywords” (Enviar palavras-chave) para consultá-las posteriormente.
Essa ferramenta é ideal para quem deseja automatizar o processo de agrupamento de palavras-chave. Ou liberar tempo para a criação de conteúdo.
4. Palavras-chave com impressões no Google Search Console
Você pode se classificar para palavras-chave para as quais ainda não escreveu conteúdo. Encontre essas palavras-chave no Google Search Console (GSC).
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita. É útil para acompanhar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa e monitorar seu SEO técnico.
O GSC também lista as consultas (palavras-chave) para as quais você se classifica. Para ajudar você a identificar oportunidades.
Para localizar diferentes palavras-chave no GSC, vá para “Resultadosda pesquisa ” na guia “Desempenho”. (Algumas contas podem não ver “Resultados da pesquisa”. Nesse caso, clique em “Desempenho“).
Em seguida, ative a opção “Posição média“.
Role para baixo até ver todas as palavras-chave (consultas) para as quais você se classifica.
Agora, percorra a lista para identificar os termos para os quais você já está classificado, mas para os quais ainda não criou conteúdo.
Na guia “Performance” (Desempenho), visualize as consultas de determinadas páginas acessando “+ New” (+ Novo) e selecionando “Page…” (Página ).
Digite o URL para o qual você deseja visualizar as consultas, selecione “URL exato” no menu suspenso e clique em “Aplicar“.
Analise as consultas para as quais você se classifica com páginas específicas.
Assim, você pode ver novas palavras-chave que podem ser potencialmente direcionadas para postagens de blog, artigos e textos de sites.
Por exemplo, digamos que você seja proprietário de um estúdio de ioga e tenha uma postagem no blog intitulada “Melhores posturas de ioga para dor nas costas”.
Ao passar pelo GSC, você percebe que sua publicação no blog sobre “dor nas costas” também está classificada para a consulta “melhores posturas de ioga para fortalecer as costas”. (Isso pode ocorrer porque você mencionou a resistência das costas no artigo existente).
Ambas as palavras-chave têm diferentes intenções de pesquisa – omotivo pelo qual as pessoas pesquisam a consulta. Portanto, faz sentido que você escreva um novo conteúdo para a palavra-chave sobre “força nas costas”.
5. Lacunas nas palavras-chave
As lacunas de palavras-chave ocorrem quando um concorrente se classifica para palavras-chave que você não classifica.
A ferramenta Keyword Gap da Semrush pode ajudar.
Para começar, insira seu domínio e até três concorrentes e clique em “Comparar“.
Se você não souber quais concorrentes usar, a ferramenta Keyword Gap sugerirá sites no campo do concorrente (desde que você esteja conectado com uma conta).
Role para baixo até a seção “Todos os detalhes de palavras-chave para” e clique em “Untapped“. Isso mostra para quais palavras-chave pelo menos um de seus concorrentes está classificado, mas você não.
Analise as palavras-chave e procure oportunidades relevantes para sua empresa.
Preste atenção à coluna “KD%” (dificuldade da palavra-chave). Isso indica, de 0 a 100, a dificuldade de você se classificar organicamente na primeira página dos resultados de pesquisa para uma determinada palavra-chave.
6. Identificar palavras-chave perdidas
As palavras-chave perdidas podem indicar a você novas ideias de conteúdo. Ou onde seu conteúdo precisa ser melhorado.
Um site pode perder palavras-chave por um de vários motivos. Como uma intenção de pesquisa incompatível.
Digamos que você tenha escrito um artigo com a palavra-chave “melhores caiaques”. Esse artigo também foi classificado para a palavra-chave “best inflatable kayaks” (melhores caiaques infláveis) porque você mencionou um caiaque inflável no artigo. Entretanto, você perdeu essa palavra-chave porque o artigo inteiro não era sobre caiaques infláveis (e é isso que os pesquisadores querem).
Como você pode se classificar novamente para essa palavra-chave?
Escreva novo conteúdo especificamente para a nova palavra-chave como uma forma de recuperar o tráfego perdido.
Melhor ainda, identifique as palavras-chave que seus concorrentes perderam. E escreva esse conteúdo.
Para encontrar as palavras-chave perdidas de seus concorrentes, use a ferramenta Pesquisa orgânica.
Insira o domínio de um concorrente e clique em “Analisar“.
Role para baixo até a seção “Top Position Changes in Organic”, clique na guia “Lost” e clique no botão azul “View all#keywords“.
Isso exibe todas as palavras-chave que seu concorrente perdeu recentemente, juntamente com a classificação do URL para cada palavra-chave.
Analise as palavras-chave perdidas com as maiores alterações de tráfego. Direcione essas palavras-chave (desde que sejam relevantes) para aumentar seu tráfego.
Para determinar quais tipos de conteúdo você deve criar para as palavras-chave perdidas, observe a coluna “Intent” (Intenção). Ou o motivo pelo qual um usuário pesquisou esse termo.
As quatro intenções de palavra-chave são:
- Informativo: Os pesquisadores querem informações sobre um tópico
- Navegação: Os pesquisadores querem encontrar uma página específica (como uma página sobre ou de preços)
- Comercial: Os pesquisadores querem investigar marcas ou serviços
- Transacional: Os pesquisadores querem concluir uma ação (como fazer uma compra)
A intenção da palavra-chave pode ajudar você a determinar quais tipos de conteúdo escrever. Por exemplo, você pode querer escrever uma postagem de blog para uma pesquisa informativa ou criar uma página de produto para uma pesquisa transacional.
7. As pessoas também perguntam
O People Also Ask é um recurso nos resultados de pesquisa do Google que exibe perguntas relacionadas para consultas de pesquisa. É particularmente útil para encontrar novas palavras-chave de cauda longa, que são consultas de pesquisa altamente específicas.
Se a caixa People Also Ask (As pessoas também perguntam) estiver presente, você geralmente poderá encontrá-la perto da parte superior dos resultados da pesquisa.
Neste exemplo, a consulta original “sunglasses for driving” (óculos de sol para dirigir) produz ideias de palavras-chave como “why are polarized sunglasses good for driving?” (por que óculos de sol polarizados são bons para dirigir?) e “are Ray Ban sunglasses good for driving?” (os óculos de sol Ray Ban são bons para dirigir?).
Para revelar ainda mais ideias de palavras-chave, clique no menu suspenso de uma das perguntas.
Aí aparecem mais duas perguntas: “Qual é a diferença entre óculos de sol polarizados e de direção?” e “As lentes antirreflexo são boas para dirigir?”
Continue clicando até encontrar aquelas que você não respondeu em seu conteúdo.
Para segmentar essas palavras-chave, crie novas postagens de blog ou artigos sobre esses tópicos.
8. Autocompletar
A tecnologia de preenchimento automático do Google faz sugestões de pesquisas relacionadas à medida que você digita. Com isso, você pode ter ideias para outras consultas relevantes.
Quando você digita “sunglasses for”, o Google sugere uma série de consultas relacionadas. Por exemplo, “óculos de sol para homens” e “óculos de sol para dirigir sob o sol”.
As sugestões mudam à medida que você adiciona letras.
Aqui está o preenchimento automático se adicionarmos a letra “n” à consulta:
Digite palavras relacionadas ao seu nicho e às ofertas para ver as pesquisas relacionadas. Continue até encontrar frases para as quais você ainda não tenha escrito conteúdo.
Ou digite o nome da sua marca para ver quais consultas as pessoas estão pesquisando sobre sua empresa.
As pesquisas de marca podem gerar ideias para novas páginas de que seu site precisa, como uma página para amostras grátis ou para agendar uma chamada de descoberta.
9. Pesquisas relacionadas
Pesquisas relacionadas são consultas relacionadas à consulta inicial no Google. Assim como o People Also Ask e o preenchimento automático do Google, eles podem gerar novas ideias de palavras-chave.
O Google inclui pesquisas relacionadas na parte inferior dos resultados da pesquisa. Se pesquisarmos “óculos de sol para dirigir”, as pesquisas relacionadas serão as seguintes:
As pesquisas relacionadas são clicáveis, o que significa que, se você clicar em uma das pesquisas relacionadas, poderá rolar até a parte inferior para ver uma lista de novas pesquisas relacionadas.
Portanto, se clicarmos em “óculos de sol polarizados para dirigir” (no exemplo acima), obteremos uma nova lista de pesquisas relacionadas:
Repita esse processo para obter palavras-chave novas e relevantes.
10. Fóruns
A pesquisa em fóruns que seu público frequenta – como Reddit ou Quora – pode dar a você uma pista sobre as perguntas que eles querem ver respondidas. Essa pesquisa pode levar a ideias para diferentes palavras-chave.
No Reddit, vá para um subreddit relevante. Digamos que você tenha uma empresa de decoração de interiores. Nesse caso, visite o subreddit sobre decoração de interiores.
Use os filtros na área de texto “Criar publicação” para encontrar os principais resultados de todos os tempos:
Isso retorna as postagens mais populares. Analise para encontrar tópicos populares sobre os quais seu público fala e que você pode transformar em conteúdo de alta qualidade.
Você também pode usar a função de pesquisa em um fórum para procurar perguntas que incluam quem, o quê, quando, onde, por que e como. Como esta:
Ao pesquisar fóruns, você não apenas encontrará novas palavras-chave. Você aprenderá mais sobre o seu público e sobre os tópicos que mais interessam a ele.
No exemplo acima, você pode notar que há muitas perguntas sobre como tornar os espaços aconchegantes. Isso diz a você que pode haver necessidade de um guia de alta qualidade sobre como criar espaços de convivência aconchegantes.
11. Palavras-chave em alta
As palavras-chave de tendência são tópicos que estão ganhando força em seu nicho.
Os tópicos de tendência nem sempre são sempre verdes – tópicosque permanecem relevantes por um longo período de tempo -, mas eles podem trazer a você picos de tráfego, leads e vendas.
Para começar, vá até o Google Trends, digite seu produto ou nicho e clique em “Explorar“.
Altere o período de tempo para os últimos 30 dias. Isso mostra os tópicos de tendência recentes.
Role para baixo até as áreas “Related topics” (Tópicos relacionados) e “Related queries” (Consultas relacionadas).
As porcentagens ao lado de cada tópico e consulta mostram o crescimento em comparação com o período anterior.
Se um tópico ou consulta tiver a palavra “Breakout” ao lado (em vez de uma porcentagem), isso significa que o tópico ou consulta cresceu mais de 5.000% em comparação com o período anterior.
Clique em cada tópico ou consulta para encontrar ainda mais palavras-chave de tendência.
Repita esse processo até que você encontre novas palavras-chave.
Como analisar e priorizar novas palavras-chave
Depois de usar os métodos acima, você provavelmente terá centenas de novas ideias de palavras-chave.
Priorize aqueles que trarão mais tráfego e conversões.
O Keyword Overview analisa até 100 palavras-chave por vez. Basta inserir as novas palavras-chave que você encontrou durante sua pesquisa. Em seguida, insira o URL do seu domínio e o país. Em seguida, clique em “Pesquisar“.
Clique na guia “Bulk Analysis” (Análise em massa) e examine as palavras-chave na tabela. Para identificar as melhores oportunidades para seu site específico, observe a coluna PKD% (dificuldade pessoal da palavra-chave).
Essa coluna representa a % de dificuldade de palavra-chave pessoal do seu site para uma palavra-chave. Calculado usando algoritmos de IA que avaliam a autoridade tópica e a relevância temática do seu site para a palavra-chave.
Um PKD% baixo indica que seu site tem uma boa chance de classificação. Porque o conteúdo do seu site existente é tematicamente relevante. E já tem experiência e credibilidade estabelecidas na área do tópico.
Depois que você criar e publicar um novo conteúdo, volte à Keyword Magic Tool para ver como os percentuais de PKD mudaram.
À medida que você constrói autoridade tópica em seu setor, as palavras-chave que antes eram muito competitivas podem se tornar acessíveis. Ou seja, mais palavras-chave novas para sua estratégia de SEO.
Considere também o volume da palavra-chave (o número médio de pesquisas mensais para a palavra-chave nos últimos 12 meses).
Palavras-chave com alto volume podem gerar mais tráfego, mas geralmente são mais difíceis de classificar.
Por fim, analise a intenção da palavra-chave.
Tenha uma combinação de palavras-chave. Assim, você pode satisfazer diferentes estágios do funil de marketing.
Como monitorar suas classificações de palavras-chave
Monitore suas palavras-chave para ver quais páginas têm classificação alta e quais precisam ser melhoradas.
Para monitorar palavras-chave, crie um projeto na ferramenta Monitoramento de posição clicando em “+ Criar projeto“.
Insira o URL do seu site e um nome de projeto e clique em “Create project” (Criar projeto).
Selecione um mecanismo de pesquisa, o dispositivo que você deseja rastrear (desktop, celular ou tablet) e selecione o local e o idioma de destino. Clique em “Continue To Keywords“.
Em seguida, adicione as palavras-chave que você deseja rastrear, importando-as ou inserindo-as na caixa de texto. E clique em “Start Tracking” (Iniciar rastreamento).
O relatório pode levar dois dias ou mais para coletar dados.
Quando o relatório estiver pronto, você poderá visualizar o resumo do desempenho de suas palavras-chave. Isso inclui palavras-chave que se moveram nas classificações, alterações no tráfego estimado e alertas de concorrentes.
Clique na guia “Visão geral” para ver as palavras-chave com sua posição no ranking em comparação com o período anterior.
Clique na guia “Pages” (Páginas) para dividir suas classificações por página. Veja sua posição média para cada página e analise seu desempenho.
Observe para quais palavras-chave você tem uma classificação alta. Seu conteúdo de melhor desempenho. Em seguida, procure palavras-chave que não estejam classificadas tão bem quanto você gostaria. Isso pode indicar um conteúdo fraco.
Para essas páginas, use o SEO Writing Assistant para revisar seu conteúdo. E faça as alterações necessárias para melhorá-lo.
Você também pode criar um novo projeto de Monitoramento de posição para monitorar as mesmas palavras-chave para seus concorrentes.
Para saber quando eles estão superando você. E quando for o momento de reformular seu conteúdo para recuperar sua posição nos resultados de pesquisa.
Há muitas palavras-chave para as quais você não está classificado, mas deveria estar.
Com as ferramentas da Semrush, você pode descobrir novas palavras-chave, escrever conteúdo para essas palavras-chave e monitorar suas classificações, tudo em um só lugar.
Você está pronto para ver por si mesmo? Inscreva-se para uma avaliação gratuita da Semrush hoje mesmo.