O que é tempo médio na página no Google Analytics?
O tempo médio na página era uma métrica do Google Analytics que ajudava a determinar o tempo de envolvimento dos usuários com o conteúdo do seu site. Ele mediu o tempo médio que seus usuários passaram em uma determinada página do seu site.
Isso foi feito no Universal Analytics (UA), e a métrica não existe mais nessa forma no Google Analytics 4 (GA4). A representação mais próxima agora é o Tempo médio de engajamento.
Tempo médio na página vs. tempo médio de envolvimento no Google Analytics
No passado, o Google Analytics registrava apenas o tempo entre o momento em que um usuário chegava a uma página e navegava para outra no seu site. Ele se baseava no tempo da próxima exibição da página para determinar quanto tempo o visitante passava em uma determinada página.
Isso significava que a ferramenta não podia registrar o tempo que o usuário passava na última página de sua visita. Como não havia exibição da página “seguinte” (no site de vocês) para obter a hora.
Mas no GA4, o tempo médio de envolvimento captura o tempo total de envolvimento de um usuário com uma página, incluindo instâncias em que a página pode ser a última da sessão.
Isso fornece uma imagem mais precisa do envolvimento do usuário, pois também leva em conta os visitantes que podem visitar apenas uma única página do seu site.
Embora as métricas tenham nomes diferentes, a ideia central continua a mesma: medir por quanto tempo os visitantes interagem com seu conteúdo.
Como ver o tempo na página no Google Analytics 4
Há algumas maneiras diferentes de descobrir o tempo médio na página no GA4.
Como descobrir o tempo médio de envolvimento do seu site
Para visualizar o tempo médio de envolvimento geral do seu site no Google Analytics 4, clique em “Relatórios” na barra de navegação à esquerda.
Em seguida, clique em “Life cycle” (Ciclo de vida) > “Engagement” (Envolvimento) > “Overview” (Visão geral). Isso mostrará a você o tempo médio de envolvimento em todo o seu site.
Como descobrir o tempo médio de envolvimento do seu site por sessão
Para ver o tempo médio de envolvimento por sessão, clique em “Average engagement time per session” (Tempo médio de envolvimento por sessão).
Esse número será ligeiramente diferente do tempo médio de envolvimento, pois o número de sessões do seu site provavelmente será diferente do número de usuários.
Como encontrar o tempo médio de envolvimento por página
Você pode ver um detalhamento do seu tempo médio de envolvimento por página acessando a coluna “Average engagement time” (Tempo médio de envolvimento) em “Reports” (Relatórios) > “Life cycle” (Ciclo de vida) > “Engagement” (Envolvimento) > “Pages and screens” (Páginas e telas).
Você pode classificar por tempo médio de envolvimento, ordenando-os do menor para o maior, para encontrar páginas que tenham um tempo médio de envolvimento baixo. Talvez você queira atualizar essas páginas para melhorar o envolvimento.
Você pode encontrar o tempo médio de envolvimento de uma página específica ou de um grupo de páginas usando a barra de pesquisa acima de “Caminho da página e classe de tela“.
Por que o tempo na página é uma métrica importante?
O tempo na página é uma métrica importante a ser monitorada porque indica o grau de envolvimento do conteúdo para os leitores.
As métricas do Google Analytics, como usuários e visualizações de página, são uma boa indicação do tráfego do seu site. Mas eles não oferecem uma compreensão mais profunda de como o seu conteúdo está atendendo às necessidades dos usuários.
Se o seu blog está alcançando milhares de leitores todos os meses, pode parecer que você é bem-sucedido. No entanto, se a maioria das pessoas que acessam o seu site sai poucos segundos depois de chegar à página, é provável que o seu conteúdo não esteja repercutindo entre os leitores.
O tempo médio de envolvimento é uma métrica útil para monitorar seus resultados de SEO, pois pode ajudar você a determinar se os visitantes estão realmente se envolvendo com seu conteúdo.
O que é um bom tempo médio na página?
Um bom tempo médio na página varia de acordo com fatores como seu setor, o tipo de conteúdo que você tem em seu site e os padrões de comportamento do usuário.
Por exemplo, um artigo detalhado sobre um tópico complexo deve ter um tempo médio na página mais longo do que uma página de glossário que define um termo em um parágrafo. Um leitor pode gastar 15 minutos no artigo mais longo e apenas um minuto na página do glossário.
Mas ambos podem estar atendendo ao usuário exatamente com o que ele precisa. Portanto, você precisa levar em conta vários fatores ao avaliar o tempo médio na página do seu site.
Tempo médio na página longo vs. curto
Um tempo médio curto na página pode indicar um desalinhamento entre o que seus usuários esperam e o que eles encontram na página – ou pode ser um sinal de conteúdo eficaz e conciso. Se um leitor obtiver o que precisa rapidamente, você provavelmente o atendeu bem.
Um tempo maior na página geralmente sugere um envolvimento mais profundo. Porém, se um leitor passar muito tempo lendo seu conteúdo e não realizar ações específicas (como inscrever-se em uma lista de e-mails ou comprar um produto), talvez ele não esteja alinhado com as metas da sua empresa.
Você precisa analisar seu site, o setor e o tipo de conteúdo que produz para entender o que é um “bom” tempo médio na página.
Como aumentar seu tempo médio na página
Se você achar que o tempo médio na página do seu site é muito menor do que deveria ser, há algumas maneiras simples de aumentá-lo.
1. Crie conteúdo de alta qualidade
O conteúdo de alta qualidade que ressoa com seus leitores e se alinha com o que eles estão procurando pode mantê-los envolvidos por mais tempo.
Entender a intenção de pesquisa do seu público-alvo (por que ele digita uma consulta de pesquisa específica) ajudará você a criar conteúdo relevante que forneça o que ele precisa.
Você pode se perguntar:
Quais são as perguntas e os problemas que seu público tem em relação aos seus produtos, serviços ou área de especialização?
Você pode usar a ferramenta Topic Research para encontrar tópicos relevantes que interessam ao seu público. Juntamente com perguntas relacionadas que você pode querer responder em seu conteúdo.
Insira um tópico, selecione um local e pressione o botão “Get content ideas” (Obter ideias de conteúdo).
A ferramenta gerará cartões de subtópicos e ideias relevantes para você incluir em seu conteúdo.
Clique em um cartão para ver mais detalhes, como as manchetes mais compartilhadas, perguntas e pesquisas relacionadas a esse tópico. Você também verá métricas como volume de pesquisa, dificuldade de palavras-chave e eficiência de tópicos.
Escolha os tópicos e as perguntas mais relevantes para incluir em seu conteúdo como subtítulos. Isso garante que você cubra as informações mais importantes para seus leitores e pode ajudar a mantê-los envolvidos por mais tempo. Aumentar o tempo que você passa na página.
2. Use o formato de conteúdo certo para seu público
Fornecer o tipo certo de conteúdo aos seus leitores é fundamental para aumentar o tempo médio de envolvimento.
Aqui estão alguns formatos de conteúdo ideais para várias situações:
- Listas: Ideal para tópicos que se beneficiam de um formato rápido e fácil de ler. Ideal para apresentar dicas, etapas ou recomendações de forma estruturada.
- Guias de instruções: Eficaz para conteúdo detalhado e instrutivo. Adequado para públicos que buscam informações abrangentes e passo a passo sobre tarefas ou processos específicos.
- Artigos curtos: Excelente para visões gerais concisas ou atualizações. Ideal para públicos que buscam percepções rápidas ou resumos sem se aprofundar no assunto.
- Artigos de formato longo: Ideal para a exploração completa de tópicos complexos. Ideal para leitores que preferem análises e discussões abrangentes e detalhadas.
Você pode criar conteúdo que incorpore dois ou mais formatos de conteúdo. Depende do que ajuda você a comunicar o tópico da maneira mais relevante e útil para o seu público-alvo.
Descubra o melhor formato de conteúdo para seus leitores observando os tipos de conteúdo que têm alta classificação nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs) para suas palavras-chave alvo. E analisando quais formatos de conteúdo seus concorrentes estão usando com sucesso.
3. Facilite a leitura de suas páginas
Tornar seu conteúdo fácil de ler permite que seu público se concentre no valor que você está fornecendo. Não mostre a eles apenas uma parede de texto.
Em vez disso, divida o conteúdo em seções curtas e fáceis de digerir, com títulos claros, marcadores e parágrafos concisos.
Adicione também imagens e gráficos úteis para dividir ainda mais o texto. Isso ajuda os leitores a examinar a página em busca das informações de que precisam. E as imagens relevantes podem ser altamente envolventes, ajudando a aumentar o tempo que você passa na página.
Use o SEO Writing Assistant da Semrush para avaliar a legibilidade do seu conteúdo.
Clique em “SEO Writing Assistant” em “”Content Marketing”. Em seguida, clique no botão “Analyze my text” (Analisar meu texto). (Se já tiver usado a ferramenta antes, você clicará em “+ Analisar novo texto“).
Digite ou cole seu conteúdo na caixa de texto. Em seguida, adicione sua(s) palavra(s)-chave alvo na caixa “Palavras-chave” em “Recomendações de conteúdo” na barra lateral direita.
Selecione o local do seu público-alvo e as especificações do dispositivo. Em seguida, clique no botão “Obter recomendações“.
O SEO Writing Assistant fornecerá recomendações com base no SEO, na legibilidade e no tom de voz do seu conteúdo. Você também pode usar a opção de verificação de originalidade para verificar se há plágio.
Clique no botão “Readability” (Legibilidade) para obter recomendações.
A ferramenta fornecerá a você recomendações de título e contagem de palavras. E ele apontará vários problemas com seu conteúdo.
Use essas recomendações para tornar seu conteúdo mais fácil de ler e aumentar o tempo de permanência na página.
4. Melhore a experiência do usuário (UX) do seu site
Melhorar o funcionamento do seu site do ponto de vista do usuário pode incentivar os visitantes a passar mais tempo nas suas páginas. Seu site deve ser fácil e intuitivo de navegar e, de modo geral, deve proporcionar uma experiência agradável.
Se for difícil encontrar as principais páginas do seu site, se for difícil ler o conteúdo devido a muitos anúncios na página ou se as páginas demorarem muito para carregar, é improvável que os usuários permaneçam no site por muito tempo.
Páginas da Web com carregamento mais rápido não apenas proporcionam uma melhor experiência ao usuário. Eles também podem contribuir para classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa. Como a velocidade da página é um fator de classificação confirmado pelo Google, você pode usar a velocidade da página como um fator de classificação.
Mas, mesmo que as pessoas encontrem seu conteúdo, um site de carregamento lento também pode aumentar significativamente a probabilidade de um visitante sair do site sem interagir com ele (conhecido como rejeição).
O Google descobriu que a probabilidade de uma rejeição aumenta quase três vezes quando o tempo de carregamento do site aumenta de 1 a 3 segundos para 1 a 5 segundos.
Siga estas práticas recomendadas para otimizar o tempo de carregamento de suas páginas da Web:
- Comprima suas imagens: Arquivos grandes podem deixar seu site mais lento e demorar um pouco para carregar para o usuário, o que pode fazer com que ele saia do site
- Aproveite a minificação: Remova caracteres desnecessários, espaços em branco e outros elementos desnecessários do seu código (se você usa o WordPress, há plugins que podem fazer isso para você)
- Ativar o cache do navegador: isso permite que os visitantes recorrentes carreguem seu site mais rapidamente, pois o navegador pode armazenar alguns dos dados do site
- Use uma rede de distribuição de conteúdo (CDN): As CDNs podem distribuir seu conteúdo em vários servidores em todo o mundo, reduzindo a distância entre o servidor e o usuário para obter tempos de carregamento mais rápidos
5. Crie uma estratégia sólida de links internos
A criação de uma rede de links internos entre suas páginas ajuda você a orientar os visitantes para outros conteúdos relevantes em seu site. Isso pode melhorar o tempo médio geral de envolvimento no seu site, pois os usuários exploram mais páginas e permanecem envolvidos por mais tempo.
Os links internos são hiperlinks que direcionam os visitantes a diferentes páginas do seu site (como a que está no início desta frase).
Por exemplo, se você tiver um artigo sobre técnicas básicas de SEO, o link para uma postagem sobre táticas avançadas de SEO poderá incentivá-los a explorar mais o seu site. Ao mesmo tempo, permite que eles desenvolvam o que acabaram de aprender no primeiro artigo.
Use a ferramenta Auditoria do site da Semrush para entender a estrutura atual de links internos do seu site. E veja onde você pode fazer melhorias.
Digite seu nome de domínio e clique no botão “Start Audit” (Iniciar auditoria). Se já tiver usado a ferramenta antes, você clicará em “+ Create Project“.
Em seguida, você precisará definir várias configurações do rastreador antes de clicar em “Start Site Audit” (Iniciar auditoria do site) quando estiver pronto para começar.
Quando o processo estiver concluído, você verá “Internal Linking” em “Thematic Reports”.
Clique em “View details” (Exibir detalhes) para abrir o relatório completo sobre sua estrutura de links internos.
Em seguida, você verá uma página com insights sobre a estrutura de links internos do seu site.
Você verá os seguintes insights:
- Profundidade de rastreamento de páginas: Mede o número de cliques necessários para você acessar as páginas do seu site. Manter esse valor o mais baixo possível para as suas páginas facilita a localização delas, tanto para os usuários quanto para os mecanismos de pesquisa.
- Links internos: Exibe a distribuição de links internos em seu site. Você pode clicar em cada parte do gráfico de barras para ver quais páginas têm o número correspondente de links internos apontando para elas.
- Distribuição de links internos: Fornece mais detalhes sobre a distribuição de seus links internos. Use isso para entender em quais páginas você pode querer adicionar mais links internos e em quais você pode querer criar links externos.
- Problemas de links internos: Lista os problemas com a estrutura de links internos do seu site. Você também poderá clicar em “Why and how to fix it” (Por que e como corrigir) para saber o que pode fazer para resolver cada problema.
- Páginas que passam a maior parte do LinkRank interno: Mostra suas páginas mais importantes com base na autoridade do link interno. Você pode colocar links internos relevantes nessas páginas para distribuir melhor a autoridade do link em todo o seu site.
Clique em “Why and how to fix it” (Por que e como corrigir) ao lado de um problema para ver sugestões sobre como corrigi-lo.
Analisar a estrutura de links internos do seu site e corrigir os problemas detectados pela ferramenta Auditoria do site pode ajudar você a manter os leitores envolvidos por mais tempo.
6. Otimize seu site para dispositivos móveis
Um site otimizado para dispositivos móveis proporciona uma melhor experiência ao usuário, o que sabemos ser importante para manter os leitores na página. Mas isso é cada vez mais importante à medida que os usuários se tornam mais propensos a acessar seu site em um dispositivo móvel.
Os dispositivos móveis geraram quase 55% do tráfego global de sites no quarto trimestre de 2023. Portanto, se o seu site for difícil de usar no celular, é improvável que seus leitores permaneçam nele. Reduzir o tempo médio de permanência na página.
Otimize seu site para dispositivos móveis implementando o design responsivo, que se adapta ao tamanho da tela e à orientação do dispositivo do usuário. Isso garante que seu site funcionará corretamente, independentemente de o visitante estar usando um smartphone, tablet ou desktop.
Siga estas práticas recomendadas para otimizar seu site para dispositivos móveis:
- Tenha um menu de navegação simples e fácil de usar
- Certifique-se de que os elementos de design, como botões e links, sejam fáceis de tocar com um dedo, não apenas com o cursor do mouse
- Certifique-se de que seu site seja carregado rapidamente para reduzir as taxas de rejeição
- Certifique-se de que o tamanho do texto seja legível no celular sem a necessidade de aumentar o zoom
- Use parágrafos curtos, não paredes de texto
- Teste regularmente seu site em vários dispositivos móveis para garantir a compatibilidade e uma experiência de usuário tranquila
7. Adicionar um índice
Um índice fornece um roteiro para os visitantes, permitindo que eles localizem e acessem rapidamente as informações que mais lhes interessam. Ajudando a envolvê-los desde o momento em que chegam ao seu conteúdo.
Imagine chegar a uma página da Web com um artigo longo e detalhado. Sem um índice, o visitante pode se sentir sobrecarregado pelo grande volume de texto e ter dificuldade para encontrar as informações específicas de que precisa. Isso pode levar à frustração e a uma maior probabilidade de você sair da página.
Siga estas dicas para implementar um índice que ajude você a melhorar seu tempo médio de envolvimento no Google Analytics 4:
- Coloque o índice próximo ao início da página
- Certifique-se de que cada item do índice seja um link clicável que leve o leitor diretamente à seção correspondente
- Mantenha cada entrada no índice concisa, mas descritiva o suficiente para dar uma ideia clara do que a seção abrange
- Certifique-se de que o índice seja facilmente navegável em desktops e dispositivos móveis
- Considere a possibilidade de torná-la “fixa” para que o leitor possa acessá-la, independentemente do ponto em que estiver na página
Manter o público envolvido por mais tempo pode ajudar você a atingir as principais metas de negócios.
Seja para aumentar a receita de anúncios gráficos, obter mais vendas ou alcançar leads mais qualificados, tornar seu conteúdo mais envolvente pode ajudar você a expandir seus negócios.